O novo sistema de alerta da Defesa Civil em Minas Gerais passa a funcionar de forma definitiva nesta quarta-feira (4) em todo o estado. Depois do sistema ser testado em Belo Horizonte e assustar os moradores, no último domingo (1º), a partir de agora, vai comunicar os riscos de alagamentos, enchentes, deslizamentos, enxurradas e vendavais em todos os municípios.
“O sistema funciona por geolocalização e informa apenas situações extremas. Se o alerta aparecer, não ignore. Procure um lugar seguro e avise quem estiver por perto”, informou a Defesa Civil em Minas.
Saiba como funciona a ferramenta
O mecanismo, criado em 2022 pelo Governo Federal, utiliza a rede de telefonia celular para enviar mensagens de texto e avisos sonoros, interrompendo qualquer conteúdo em uso no aparelho, incluindo no modo silencioso.
A tecnologia é direcionada para áreas de risco, no intuito de comunicar a possibilidade de alagamentos, enxurradas, vendavais, chuvas de granizo, deslizamento de terra, dentre outros. Os alertas são de responsabilidade das defesas civis dos estados e cidades, e o sistema conta com cobertura de rede 4G ou 5G, não exigindo cadastro prévio do usuário.