Pesquisar
Close this search box.

Pais denunciam sorteio para permanência de alunos em escola pública em Contagem e prefeitura recua

05/12/2024 às 14h38 - Atualizado em 05/12/2024 às 15h11
(Reprodução/Google Street View)

Pais de alunos de uma escola pública de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, denunciaram ao BHAZ que a Secretaria de Educação (Seduc) propôs, diante do excedente de alunos do quinto ano, um sorteio para determinar quem continuaria no colégio e quem seria enviado para outra unidade, em alguns casos, distante do local onde mora. Após a reportagem procurar a Prefeitura na tarde dessa quarta-feira (4), a medida foi revista e o sorteio, cancelado. A decisão foi acertada em reunião com a comunidade escolar.

Em comunicado ao que o BHAZ teve acesso, a Seduc determina que 60 alunos da Escola Municipal Vereador Benedito Batista, localizada no bairro Parque Xangri-Lá, sejam remanejados para a Escola Muncipal Professora Audrei Consolação Ferreira de Freitas Costa, que fica no Arvoredo, a cerca de 6 km de distância.

O documento continua afirmando que a mudança seria “um ganho para os alunos remanejados, que terão acesso a espaços adequados para atendimento educacional”.

A versão não foi aceita pelos pais dos estudantes, que foram pegos de surpresa. “Os pais estão todos revoltados e assustados. Como eles são obrigados a tirar o filho da escola que eles fizeram matrícula anos atrás? Essa matrícula tem que ter uma garantia de vaga para esses estudantes nessa escola e agora eles estão horrorizados”, comentou uma das mães, que terá a identidade preservada.

“Essas 60 crianças estão sendo obrigadas a sair da escola. Uma secretaria que tem que garantir vaga e prestar o serviço da educação está mandando os meninos embora”, relata.

Denúncia e recuo

De acordo com a comunidade, a retirada dos alunos da escola seria necessária por causa de uma falha do município na abertura das vagas durante o cadastro escolar. O executivo teria aceitado mais matrículas do que a unidade escolar poderia atender. Por causa disso, alunos que já cursavam na Vereador Benedito Batista teriam de sair para dar lugar aos novos cadastrados.

“Minha filha está muito triste chorando com medo de ser sorteada a sair do Benedito. Estamos muito preocupados, porque não quero que ela saia da escola. Ela não quer, está ansiosa e com medo”, lamentou uma segunda mãe de estudante.

Procurada pelo BHAZ, a Secretaria de Educação disse que estava em diálogo com a comunidade da escola e que mais informações seriam enviadas após uma reunião marcada para a noite da quarta-feira (4).

Já nesta quinta (5), o Município confirmou que, após deliberação, o sorteio foi cancelado e a transferência de escola ocorrerá por adesão das famílias. “Durante reunião, realizada com a comunidade escolar na noite desta quarta-feira (4), ficou definido que as transferências de escola ocorrerão por adesão das famílias interessadas, não haverá sorteio e todos os alunos que optarem por permanecer na escola serão atendidos dentro dos espaços disponíveis. Será providenciada uma visita à nova escola com os pais que tiverem interesse”, diz trecho da nota.

Nota da Prefeitura de Contagem na íntegra

A Secretaria de Educação (Seduc) informa que a Escola Municipal Vereador Benedito Batista encontra-se, atualmente, com número de alunos excedentes por sala de aula. Dessa forma, faz-se necessário a transferência de duas turmas do 6º ano (são cinco turmas atualmente) para outra unidade, a Escola Municipal Professora Audrei Consolação Ferreira de Freitas Costa.

Tal medida é importante para garantir um atendimento educacional e pedagógico adequado aos alunos e professores. Durante reunião, realizada com a comunidade escolar na noite desta quarta-feira (4/12), ficou definido que as transferências de escola ocorrerão por adesão das famílias interessadas, não haverá sorteio e todos os alunos que optarem por permanecer na escola serão atendidos dentro dos espaços disponíveis. Será providenciada uma visita à nova escola com os pais que tiverem interesse.

Redação BHAZ

[author_socials_links]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ