Um parapente motorizado fez um pouso forçado em uma área de mata na Avenida Wimbledon, no bairro Alphaville, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na tarde desta terça-feira (26). A ocorrência foi registrada por volta das 17h05, segundo informações iniciais.
Os bombeiros informaram que dois ocupantes que estavam no parapente estão bem e já saíram da aeronave, segundo um vigilante do condomínio no local do pouso forçado. O local fica nas proximidades do condomínio Reserva Laguna, com acesso pela Trilha da Matinha.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e deslocou ao menos cinco viaturas para a região. Um vídeo divulgado pela corporação mostra a estrutura do parapente tombada em meio ao campo aberto. Veja:
Até o momento, há informações de que o parapente estaria em uma área de difícil acesso e não há registro de fogo, explosão ou fumaça no local. Ainda não há confirmação oficial sobre vítimas. A suspeita inicial é de que se trate de um avião bimotor, mas detalhes da aeronave ainda estão sendo apurados.
Segundo relatos preliminares, a possível rota da aeronave seria em direção ao Aeródromo 14 Bis, também na região de Nova Lima.
Segundo acidente de avião em um mês
Este é o segundo acidente envolvendo um avião na capital mineira. No início do mês, um avião particular de pequeno porte caiu no bairro Silveira, em Belo Horizonte, poucos minutos depois de decolar do Aeroporto da Pampulha. A aeronave perdeu altitude logo após a decolagem, chegou a acionar emergência e acabou atingindo a área de escadas de um prédio residencial, abrindo um buraco entre o segundo e o terceiro andar. Apesar do impacto, nenhum morador do edifício ficou ferido.
Segundo informações da ANAC, o avião era um modelo EMB-721C, de 1979, com capacidade para até cinco passageiros além do piloto e estava com a documentação regular. Ele vinha de Teófilo Otoni, fez uma parada na Pampulha e seguiu viagem para São Paulo com cinco pessoas a bordo. Pouco depois de levantar voo novamente, o piloto relatou dificuldade para ganhar altitude e chegou a tentar contato com a torre enquanto enfrentava perda de controle.
Duas pessoas morreram no local do acidente e outras três foram levadas ao Hospital João XXIII. Uma das vítimas chegou a ser internada em estado grave, mas não resistiu, enquanto os outros dois seguem em observação com quadro estável. As causas da queda ainda estão sendo investigadas, mas há relatos de instabilidade já durante a decolagem e tentativa do piloto de evitar áreas mais povoadas.








