TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

Pela primeira vez, uma mulher assume o comando-geral da PM de Minas Gerais

19/05/2026 às 17h25
(Reprodução/Redes sociais + Divulgação PMMG)

O Governo de Minas Gerais anunciou nesta terça-feira (19), coronel Cleide Barcelos dos Reis Rodrigues, de 48 anos, ao comando-geral da Polícia Militar. É primeira vez que uma mulher assume o cargo no estado.

Coronel Cleide é bacharel em Direito, com especialização em Direito Militar, Gestão Estratégica de Pessoas e Violência Doméstica. Na PMMG desde 1997, desempenhou funções operacionais, estratégicas e de gestão.

O último posto foi na Diretoria de Proteção Social da corporação, mas também passou pela Diretoria de Comunicação Organizacional e comandou a Primeira Companhia de Polícia Militar Independente de Prevenção à Violência Doméstica, bem como a 228ª Companhia Tático Móvel do 49º BPM. Ela ainda foi subchefe do Gabinete Militar do Governador (GMG).

Coronel Cleide entra no lugar do Coronel Carlos Frederico, em nota o Governo de Minas agradeceu a função exercida desde setembro de 2024. “O Governo de Minas Gerais registra reconhecimento e agradecimento ao coronel Carlos Frederico pela condução da corporação, marcada pelo compromisso com a segurança pública, valorização da tropa e fortalecimento das ações de presença ostensiva em todo o estado”.

Asafe Alcântara

Coordenador de mídias digitais e repórter, no BHAZ, desde setembro de 2021. Atualmente concilia como repórter na Record TV Minas. Jornalista graduado pelo UNI-BH, com experiência em redações de veículos de comunicação, como RedeTV! BH, TV Band Minas, TV Alterosa, TV Anhanguera (afiliada Globo GO), TV Justiça e CNN Brasil.
InstagramLinkedIn

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ