Pesquisar
Close this search box.

Após 13 anos interditada, piscina olímpica do CEU UFMG começa a ser reformada

12/11/2024 às 15h25
[Não liberar] Após 13 anos interditada, piscina olímpica do CEU UFMG começa a ser reformada
Desde agosto de 2011, a piscina estava interditada devido a um vazamento. (Reprodução/Redes Sociais)

A piscina olímpica do Centro Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais começou a ser reformada nesta terça-feira (12). Desde agosto de 2011, a piscina estava interditada devido a um vazamento. A informação foi confirmada ao BHAZ pela UFMG.

Com 50 metros, a piscina fazia parte do cotidiano dos estudantes e frequentadores do local e tinha o objetivo de incentivar o esporte. Desde a interdição, a prática de atividades aquáticas no CEU ficou restrita a uma piscina semiolímpica (25×12), que, segundo os estudantes, não conseguiria atender ao grande volume de público do clube.

Em nota ao BHAZ, a UFMG informou que mais informações sobre os prazos e recursos serão divulgados em breve.

Histórico

Em agosto de 2011, o Departamento de Manutenção e Operação da Infraestrutura da UFMG (Demai) informou que a piscina estava há algum tempo com um vazamento significativo de água e, no mês anterior, o fenômeno aumentou consideravelmente, o que motivou um novo monitoramento. Foi constatado um vazamento de 80 m³ por dia (em torno de 10 caminhões pipas), o que equivale a um aumento de 300%.

Segundo o documento do Demai, além do prejuízo mensal de R$ 20 mil no pagamento da conta de água da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), era necessário observar os danos ecológicos causados pelo desperdício e questões ligadas à segurança dos usuários (riscos de acidentes) provocados por possíveis danos à estrutura da piscina.

Em razão disso, a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento emitiu uma nota oficial informando que, após uma vistoria técnica, foi constatado os problemas estruturais na piscina, que recomendavam a sua demolição.

Em um informe divulgado em 2013, o CEU afirmou que a piscina estava interditada por tempo indeterminado, e que havia um projeto de uma nova piscina em execução. Já em 2015, o centro esportivo afirmou que o projeto de restauração estava em andamento e justificou o motivo da interdição.

O CEU é direcionado aos alunos, ex-alunos e familiares. O centro esportivo possui 176 mil metros quadrados, é totalmente arborizado e protegido por seguranças 24 horas por dia. Além disso, a estrutura conta com vários espaços de lazer, tais como:

  • Uma piscina semiolímpica (25 x 12m).
  • Duas piscinas infantis (uma com toboágua).
  • Um parque infantil.
  • Quatro vestiários.
  • Uma Cantina.
  • Três quadras de Vôlei.
  • Três quadras de Peteca.
  • Duas quadras de Basquete.
  • Sete quadras poliesportivas.
  • Cinco quadras de saibro para Tênis

Quem pode associar no CEU/UFMG?

Quem pode filiar no CEU são alunos e ex-alunos da UFMG; alunos e ex-alunos de graduação de instituições de ensino superior de Belo Horizonte e da Grande BH; docentes e técnicos-administrativos da UFMG; e funcionários de órgãos, fundações de apoio e empresas terceirizadas da UFMG.

Como se filiar ao clube CEU/UFMG?

Para se filiar ao clube CEU, da UFMG, o novo usuário deve verificar neste link a documentação requerida de acordo com sua classificação (dependente, aluno da UFMG, etc.). Depois disso, é necessário preencher o formulário requerimento para filiação e enviar todos os documentos solicitados nas instruções do formulário.

Após a filiação ser efetivada, o usuário titular poderá solicitar a filiação dos dependentes (cônjuge e filhos de até 21 anos). A carteira tem validade semestral, e deve ser renovada caso os filiados desejem continuar usufruindo do clube. O prazo para a efetivação da filiação é de até 8 dias úteis.

Ana Magalhães

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e do programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiária do BHAZ desde agosto de 2024.
[author_socials_links]

Ana Magalhães

Email: [email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e do programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiária do BHAZ desde agosto de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ