Maio Amarelo: PM reforça blitze em campanha para prevenir acidentes no trânsito

Roger Waters em BH: Confira a operação de trânsito no entorno do Mineirão
Campanha Maio Amarelo foi lançada no Mineirão (Reprodução/TV PMMG/YouTube)

A Polícia Militar de Minas Gerais deu início à campanha Maio Amarelo, na manhã desta segunda-feira (2), no Mineirão. O objetivo é prevenir acidentes e mortes no trânsito, com diversas ações educativas, palestras e blitzes durante o mês de maio.

O evento aconteceu na Esplanada Sul do Mineirão, e contou com diversas autoridades. Segundo a corporação, a cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência ao semáforo e regras de trânsito.

“É um trabalho integrado com os demais órgãos de segurança, que tem por objetivo a preservação da vida”, disse o coronel Marcelo Ramos de Oliveira durante discurso de abertura da solenidade. Ele reforçou que o papel dos policiais é levar esclarecimento do tema para as pessoas e, assim, melhorar a qualidade de vida de todos.

“A PM  vai atuar incisivamente em operações para educar e conscientizar o cidadão sobre a importância de observar as regras de trânsito e ter atenção na condução de seu veículo. Também iremos orientar pedestres no uso das vias”, afirma o tenente-coronel Sérgio Dias.

Além disso, durante o mês de maio, as blitze serão intensificadas em todo o estado. Já nesta sexta-feira (5), a operação “Fecha BH” estará em vários pontos da cidade e região metropolitana, principalmente na parte da noite.

Terceiro país que mais mata no trânsito

A Transitolândia fica no bairro Gameleira, região Oeste de BH, e estará em plena atividade para conscientização de adultos e crianças. O local vai sediar campanhas educativas para esse público. A PM também afirma que as ações acontecem em todos os municípios mineiros.

De acordo com estudo do Global Status Report on Road Safety, o Brasil está na terceira posição no ranking das mortes no trânsito no mundo. São aproximadamente 30 mil mortes por ano, com dados divulgados pela Secretaria Nacional de Trânsito em outubro de 2021. 

O tenente-coronel acredita que os altos índices acontecem por conta da falta de conscientização. “Observamos que a falta de atenção é um grande fator que provoca acidentes, especialmente mortes”, completa o policial.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!