43% dos evangélicos consideram Lula o melhor presidente e 19% escolhem Bolsonaro, aponta Datafolha

Lula
51% dos brasileiros de todas as religiões apontam o ex-presidente Lula como o melhor da história (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Uma pesquisa do Datafolha feita entre 13 e 16 de dezembro aponta que 43% dos evangélicos consideram Lula (PT) o melhor presidente que o Brasil já teve. Outros 19% escolheram o presidente Jair Bolsonaro (PL) para o título.

Segundo o levantamento, 51% dos brasileiros de todas as religiões apontam o ex-presidente Lula como o melhor. Na lista também estão FHC (7%), Getúlio Vargas (4%), Juscelino Kubitschek (4%).

Dentro do 1%, estão José Sarney, João Batista Figueiredo, Dilma Rousseff, Tancredo Neves, que morreu antes de assumir a presidência, Itamar Franco e Jânio Quadros.

Dados do Datafolha
Lula foi o mais votado entre os escolhidos (Reprodução/Folha de S. Paulo)

A pesquisa foi conduzida pelo Datafolha de forma presencial, com 3.666 pessoas de 16 anos ou mais. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, na média geral, e de três pontos percentuais no recorte evangélico.

Pior presidente

Questionados sobre o pior presidente que o Brasil já teve, 35% dos evangélicos escolheram Bolsonaro e 25% votaram em Lula. Também foram mencionados Fernando Collor (8%), Dilma (7%), FHC (2%) e José Sarney (2%).

Datafolha
Grande parte dos evangélicos escolheu Bolsonaro como pior presidente (Reprodução/Folha de S. Paulo)

Ainda segundo a pesquisa, no caso de um segundo turno entre Lula e Bolsonaro, 46% dos evangélicos alegam que votariam no ex-presidente petista, enquanto 44% escolhem uma reeleição do atual mandatário, estabelecendo um empate técnico.

Entre os adeptos da fé evangélica, a rejeição de Bolsonaro é menor do que na conjuntura total do país. O levantamento do Datafolha aponta que 39% dos evangélicos avaliam a gestão atual como ruim ou péssima, contrastando com os 53% do público geral que colocam a administração do presidente nesta categoria.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leãosofia.leao@bhaz.com.br

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduanda em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

Comentários