2 x 1: Alexandre de Moraes vota contra Lula e diz que decisão ajuda a combater a corrupção

Magistrado foi indicado ao cargo em 2017

Voto dado como certo contra Lula, o ministro Alexandre Moraes confirmou as expectativas e votou contra o habeas corpus preventivo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT). Com isso, o placar está 2 x 1 contra o pedido da defesa do petista no Supremo Tribunal Federal (STF).

Na leitura do seu voto, o ministro defendeu o posicionamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ao negar o habeas corpus, alegando que isso só seria possível caso fosse comprovado abuso de poder ou ilegalidade.

Assim como no voto do ministro relator Edson Fachin, o sistema prisional foi novamente abordado. No entanto, Alexandre afirmou que o aumento do número de presos no país não está relacionado às prisões em segunda instância. “Esse problema não diz respeito ao que estamos analisando hoje”, afirmou.

Após analisar os fatos, o magistrado disse que não encontrou abuso de poder e ilegalidade e que o STJ agiu com total acerto. A sessão esteve suspensa por 30 minutos antes do ministro preferir seu voto. Antes dele votaram Edson Fachin e Gilmar Mendes.

Lula, que está condenado a 12 anos e um mês de prisão, em segunda instância, deseja aguardar em liberdade o trânsito em julgado de sua sentença.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!