Ana Paula Matos é oficializada como vice de Ciro Gomes

Desde 2013, Ana Paula Matos atua na Prefeitura de Salvador (Divulgação/Alexandre Amarante)

O PDT definiu nesta sexta-feira (6) que Ana Paula Matos será candidata a vice-presidente na chapa de Ciro Gomes. Ciro disputará as eleições presidenciais com chapa pura, formada apenas por seu próprio partido.

A escolha por Ana Paula se deu em reunião da Executiva do PDT, na sede do partido em Brasília. O nome foi definido no último dia do período das convenções partidárias, quando as legendas oficializam seus candidatos.

O PDT repetiu, neste ano, a mesma fórmula que usou em 2018, oficializando uma mulher do próprio partido no último dia das convenções. Na ocasião, a escolhida foi a senado Kátia Abreu (PP), que na época pertencia ao PDT. Há, porém, uma diferença marcante entre 2018 e este ano: na ocasião, um partido (o Avante) coligou com Ciro. Desta vez o PDT não conseguiu o apoio de outras legendas.

Quem é Ana Paula Matos?

Ana Paula Matos é professora, formada em Administração de Empresas pela Universidade Salvador (1998) e em Direito pela Universidade Católica do Salvador (2001).

Além disso, Ana Paula fez pós-graduação em Finanças Corporativas pela Unifacs (2000) e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2002).

Desde 2013, atua na prefeitura de Salvador. Iniciou a trajetória profissional no município como diretora geral de suporte à educação, na Secretaria de Educação do governo de ACM Neto.

Posteriormente, em 2015, assumiu a subsecretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza, pasta que tinha como titular o atual prefeito de Salvador Bruno Reis. Quando Bruno Reis deixou a pasta para ser candidato a vice-prefeito de Salvador, Ana Paula Matos assumiu a secretaria.

Em 2017, assumiu a chefia de gabinete do vice-prefeito de Salvador. Ainda em 2017, tornou-se Secretária Municipal das Prefeituras-bairro. Posteriormente, em 2019, Ana Paula voltou a Secretária Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre). Em 2020 foi eleita vice-prefeita de Salvador na chapa com Bruno Reis.

Pedro Munhoz[email protected]

Editor de Política do BHAZ. Graduado em Direito pela Faculdade Milton Campos e em História pela UFMG, trabalhou como articulista de política no BHAZ entre 2012 e 2013. Atuou como assessor parlamentar desde 2016, com passagens pela Câmara dos Deputados, Câmara Municipal de Belo Horizonte e Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!