Áurea Carolina anuncia que não vai se candidatar a nenhum cargo eletivo em 2022

Áurea Carolina
Parlamentar fez um desabafo sobre problemas emocionais e de saúde (Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

A deputada federal Áurea Carolina (PSOL-MG) anunciou nesta quinta-feira (7) que não vai se candidatar a nenhum cargo nas eleições de 2022. A parlamentar divulgou a informação nas redes sociais e recebeu apoio de companheiras da política mineira.

Na publicação, Áurea Carolina relembrou sua trajetória na CMBH (Câmara Municipal de Belo Horizonte), na Câmara dos Deputados e na candidatura à PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), além de fazer um desabafo sobre problemas emocionais e de saúde.

“No início de 2021, depois de me tornar mãe, passar pelo puerpério em plena pandemia, continuar o exercício de deputada federal, me candidatar à Prefeitura de BH e sobreviver à Covid, sofri um colapso emocional. Precisei me licenciar do cargo para cuidar da minha saúde”, lembrou.

Segundo ela, o tempo de recolhimento permitiu que ela refletisse sobre sua trajetória e reavaliasse suas prioridades. Com isso, Áurea disse entender que é momento de “concluir a tarefa pública” que assumiu, fazer uma pausa e voltar para casa.

“Quero retomar a minha atuação na sociedade civil brasileira. Por isso, decidi não me candidatar a nenhum cargo em 2022. Cumprirei o mandato até o fim, com alegria política e a certeza de que mais de nós ocuparemos cada vez mais os espaços de poder”, completou.

A parlamentar também acrescentou que seguirá com o PSOL, apoiando candidaturas em Minas Gerais para continuar o trabalho do partido na ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) e na Câmara. “Diante do autoritarismo, da miséria e da morte, é preciso testemunhar a liberdade, a justiça e o amor. Há muito a ser feito. Contem comigo!”, finalizou.

Apoio

Depois do anúncio e do desabafo, Áurea Carolina recebeu apoio dos eleitores, além de companheiros e companheiras de partido e das casas legislativas do estado.

“Em 2016, votei na Áurea para vereadora. Em 2018, votei para deputada. Em 2020 a apoiei para prefeita. Foi uma das poucas pessoas na política que me deu a mão no momento mais solitário de minha candidatura ao Senado. Minha candidata, professora e amiga. Muito obrigada por tudo!”, publicou a vereadora Duda Salabert (PDT) no Twitter.

“Você segue sendo uma grande referência para nós, também no ato de compreender que a política que a gente acredita é a política de todo mundo, que cabe todo mundo, e que a institucionalidade é um lugar transitório”, comentou a vereadora Bella Gonçalves (PSOL).

Áurea foi eleita vereadora por Belo Horizonte em 2016, com 17.420 votos. Até a eleição de Duda Salabert, a parlamentar era a vereadora mais votada da história da capital. Em 2018, ela deixou a Câmara Municipal para assumir o cargo de deputada federal. Áurea foi a mulher mais votada em Minas Gerais ao posto, com 162.740 votos.

Iza Lourença anuncia pré-candidatura

Outra vereadora que representa o PSOL na CMBH, Iza Lourença, fez um relato de agradecimento à parlamentar nas redes sociais. Ela ainda aproveitou para anunciar a pré-candidatura ao cargo de deputada federal nas eleições deste ano.

“Quantas jovens negras como eu foram inspiradas e fortalecidas por você? Tenho certeza que não foi exclusividade minha. Incrível a sua capacidade de mover estruturas e inspirar centenas de milhares de pessoas de que outra política é possível”, escreveu a vereadora.

No fim do agradecimento, Iza Lourença anunciou que se coloca agora como uma das pré-candidatas a deputada federal para representar o partido no Congresso Nacional.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!