BH tem 10 candidatos à prefeitura; prazo para registro no TRE termina hoje

Reprodução/Fesesempre

O prazo para registro de candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) termina nesta segunda-feira (15) às 19 horas. Até o momento, dez chapas já se inscreveram para disputar a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH), duas a mais que em 2012. A coligação encabeçada pelo deputado federal Eros Biondini (PROS) foi a última oficializada junto ao órgão, já que enfrentou problemas durante o domingo (14) para entregar a documentação exigida.

Com o registro no TRE, os candidatos ficam autorizados a realizar campanhas nas ruas e na internet a partir desta terça-feira (16). Entretanto, a legislação eleitoral não permite mais o uso de cavaletes nem pinturas nos muros. Nas redes sociais, as publicações patrocinadas também estão vetadas.

Até o fechamento desta matéria, 1.267 candidatos a vereador de BH já tinham finalizado o registro no TRE — uma redução de 19 concorrentes em relação às eleições de 2012.

Candidatos

A primeira candidatura registrada foi de Maria da Consolação (Psol), do dia 8 de agosto. Ela tem como vice o professor universitário Pablo Lima (PCB).

Na última quinta-feira (11), foi a vez da chapa encabeçada pelo atual vice-prefeito de BH, Délio Malheiros (PSD). Ele terá como vice o atual secretário de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão (PSB), e contará com o apoio do Solidariedade na coligação “BH segue em frente”.

Já o deputado federal Reginaldo Lopes (PT) registrou a chapa junto com a colega de Congresso, Jô Moraes (PCdoB), durante a sexta-feira (12). Nesse mesmo dia, o deputado estadual Sargento Rodrigues (PDT) e o advogado criminalista Edson Pereira (PTB) inscreveram a coligação “BH Segura” no TRE.

Ainda durante a sexta-feira, Alexandre Kalil (PHS) e Paulo Lamac (REDE) registraram a coligação “Pra BH funcionar”, que compreende os partidos PHS, REDE e PV. A coligação “BH que a gente quer”, que apoia a chapa de Luis Tibe (PTdoB) e Felipe Totó (PSL), também se inscreveu na mesma data. A aliança engloba os partidos PMB, PTdoB, Solidariedade, PRP, PSC, PTC, PEN e PPL.

No sábado (13), o deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PR) registrou candidatura, que contará como vice a professora Rosilene (PSDC). O deputado federal Rodrigo Pacheco (PMDB) também teve candidatura inscrita nesse mesmo dia. Ele tem como vice o deputado estadual Vanderlei Miradnda, em uma chapa pura.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!