Bolsonaro decide se vacinar contra Covid-19 e entra na fila da imunização

Bolsonaro fila de vacinação Covid
O presidente está prestes a completar 66 anos de idade (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) decidiu entrar na fila de vacinação contra a Covid-19. Bolsonaro, que vai completar 66 anos no próximo domingo (21), faz parte do grupo de risco, conforme disse ontem (15) ao ex-ministro Eduardo Pazuello. A informação é da coluna do jornalista Guilherme Amado, da Época. A vacinação para a faixa etária do presidente ainda não foi liberada.

O anúncio surpreendeu muita gente, já que Bolsonaro foi um dos principais críticos à vacinação, colocando até mesmo em dúvida a eficácia dos dois imunizantes autorizados pela própria Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). No dia 21 de janeiro deste ano, o presidente afirmou que as vacinas então aprovadas para uso emergencial no Brasil – a CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan; e Covishield, produzida pela farmacêutica Serum, AstraZeneca, Universidade de Oxford e Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) – geravam “preocupações”.

“O que eu tenho observado, ainda… Tem muita gente que tem preocupação com vacina. Deixo bem claro, ela é emergencial. Eu não posso obrigar ninguém a tomar vacina, como um governador falou há um tempo atrás que ia obrigar. Eu não sou inconsequente a esse ponto. Ela tem que ser voluntária. Afinal de contas, não está nada comprovado cientificamente com essa vacina ainda”, afirmou Bolsonaro à época.

Em outra ocasião, o presidente sugeriu que as pessoas virariam jacarés caso recebessem a vacina do laboratório Pfizer. “Lá no contrato da Pfizer, está bem claro nós (a Pfizer) não nos responsabilizamos por qualquer efeito colateral. Se você virar um jacaré, é problema seu”, disse.

Família imunizada

A mãe do presidente também já recebeu a proteção contra o coronavírus. Dona Olinda, de 93 anos, foi vacinada em sua casa, na cidade Eldorado, no interior de São Paulo. A informação foi adiantada pelo R7 e confirmada pela Folha de São Paulo. Pelas redes sociais, o coordenador do Centro de Contingência da Covid-19 em São Paulo, João Gabbardo, parabenizou a atitude e disse que agora só falta “vacinar todos os idosos”.

Edição: Giovanna Fávero
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!