Bolsonaro diz que culpa pelo valor da gasolina também é do ‘9 dedos’

bolsonaro
Presidente disse que um dos motivos para os altos preços é uma ação do governo anterior (Agência Brasil)

Por Mariana Costa

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, na manhã desta terça-feira (31/8), que a culpa do valor da gasolina estar com valores altos é do “9 dedos”, referindo-se ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração do mandatário ocorreu durante a inauguração do Complexo de Captação e Tratamento de Água de Uberlândia, em Minas Gerais.

“Hoje conversei com o novo presidente da Petrobras, general Silva e Luna, que fez um trabalho excepcional em Itaipu Binacional. Ele falou que dívida está praticamente paga, mas custou caro pra vocês. O preço hoje tá alto também em função disso, também em função de que um dos últimos presidentes, o 9 dedos, entregou uma refinaria nossa ao governo boliviano. Mais do que entregou: foi combinado antes”, disse o mandatário.

O general Silva e Luna está à frente da estatal há quase cinco meses. Ele substituiu o economista Roberto Castello Branco – que, segundo Bolsonaro, ganhava R$ 200 mil para ficar de home office. Com isso, o chefe do Executivo atribuía as medidas contra a Covid-19 tomadas por Castello Branco à produtividade da Petrobras. “Quando se fala no preço da gasolina, que está alto na ponta da bomba, sempre tenho explicado onde entra cada imposto federal e estadual, entre outros. Vale lembrar que somente 3 refinarias não construídas, duas no Nordeste e uma no Sudeste, bem como outras sucatas compradas, onde não destilaram um só barril de petróleo, uma no Japão e outro nos Estados Unidos, deixaram pra vocês, povo brasileiro, uma dívida de R$ 230 bilhões”, continuou Bolsonaro na fala na solenidade.

Leia a matéria completa no Metrópoles, parceiro do BHAZ.

Metrópoles
Metrópoles

O Metrópoles é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Distrito Federal e do país são especialidades do portal.

Comentários