Em Dubai, Bolsonaro elogia Zema e diz que relação com governador é ‘praticamente casamento’

jair-bolsonaro-e-romeu-zema
Jair Bolsonaro comparou sua relação com Romeu Zema a um ‘casamento’ (Marcos Corrêa/PR)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) teceu elogios ao governador de Minas, Romeu Zema (Novo), e comparou a relação dos dois a um casamento. Ambos estão em Dubai liderando comitivas de negociações com empresários. No domingo (14), o presidente participou do jantar organizado pela Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) em um restaurante brasileiro.

Na ocasião, Bolsonaro elogiou Zema à Itatiaia: “É o governador de um estado importante do Brasil, e que falamos a mesma linguagem. Temos interesses em comum, ele pelo seu estado, eu pelo Brasil. É um casamento, praticamente. É um aliado para o Brasil. O Zema é importante para o quadro da política nacional”.

Jair também comentou que sua filiação ao PL (Partido Liberal) pode atrasar, pois é preciso alinhar pautas com o presidente do partido, Valdemar da Costa Neto. O presidente da República disse que não aceitará que o PL apoie a candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB) ao governo de São Paulo.

‘PT e PSDB estão parecidos’

Alckmin vem sendo apontado como um dos possíveis candidatos à vice-presidência ao lado de Lula (PT), e Bolsonaro afirmou que o PT e o PSDB estão ficando cada vez mais parecidos. “Tem muita coisa a conversar com o Valdemar da Costa Neto ainda, porque a minha bandeira não vai ficar isolada no partido dele”.

“Nós queremos é um projeto é de Brasil, e o discurso não é apenas o meu. É do partido também. Nós estarmos perfeitamente alinhados por várias questões. A gente não vai aceitar em São Paulo apoiar alguém do PSDB”, disse o presidente.

Minas assina parceria com Dubai

Nesta terça-feira (16), Zema participou da assinatura de acordo com a Dubai FDI, durante a missão nos Emirados Árabes Unidos. O documento busca estabelecer parcerias entre a agência de promoção de investimentos de Dubai e a mineira.

Outro objetivo é promover a imagem de Minas Gerais como destino turístico e de investimentos de empresas locais. O estado mineiro e os Emirados Árabes Unidos já são parceiros comerciais, trabalhando com a exportação de materiais de ferro e aço, açúcar e café.

Ademais, Dubai funciona como porta de entrada para as empresas mineiras no mercado asiático. “É uma grande oportunidade podermos trabalhar juntos. Temos um estado que está crescendo e que tem total conexão com os mercados árabes”, afirmou Romeu Zema.

Com Agência Minas

Edição: Giovanna Fávero
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!