Falas de Bolsonaro e violência em ato antidemocrático geram amplo repúdio

violencia ato bolsonaro falas repudio
Foram registradas cenas de violência durante ato em Brasília (Hugo Barreto/Metrópoles + @jairbolsonaro/Twitter/Reprodução)

Por Gabriella Furquim, Fernando Caixeta e Francisco Dutra

As declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no ato pró-intervenção militar e contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional, neste domingo (3), provocaram reações de políticos, magistrados e entidades da sociedade de vários matizes. A manifestação reuniu apoiadores de Bolsonaro em Brasília em meio à pandemia do novo coronavírus. Segundo o presidente, a manifestação foi espontânea e tinha como pauta a defesa de sua governabilidade e a não interferência por parte do Legislativo e do Judiciário.

No ato, os manifestantes atacaram jornalistas do O Estado de S. Paulo com chutes e socos e agrediram verbalmente equipes da Folha de S.Paulo e do Poder 360.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), afirmou que o grupo de manifestantes “confunde fazer política com tocar o terror” e que “cabe às instituições democráticas impor ordem legal”. O parlamentar, um dos alvos de faixas de ataque durante a manifestação, também repudiou o tom usado pelo presidente da República. “No Brasil, infelizmente, lutamos contra o coronavírus e o vírus do extremismo, cujo pior efeito é ignorar a ciência e negar a realidade. O caminho será mais duro, mas a democracia e os brasileiros que querem paz vencerão”, escreveu no Twitter. Maia também se solidarizou com os profissionais da imprensa que foram agredidos durante o ato.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do BHAZ.

Metrópoles

O Metrópoles é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Distrito Federal e do país são especialidades do portal.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!