Candidatos em 11 cidades mineiras recebem 100% dos votos válidos, mas não podem comemorar

Reprodução/EBC

Os eleitores e, principalmente, os candidatos à prefeitura de 11 municípios mineiros vivem uma situação no mínimo inusitada. O postulante à gestão municipal recebeu 100% dos votos válidos, mas ainda não pode comemorar. Isso porque a disputa deixou de ser definida nas urnas para ser decidida no tribunal de Justiça Eleitoral.

Explicação: os adversários desses candidatos receberam algum tipo de impugnação da Justiça e, por isso, os votos recebidos por eles ficam suspensos até que o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) decida pela validade ou não. Nesses municípios (veja lista abaixo), caso a nulidade dos votos seja confirmada, os eleitos serão diferentes daqueles escolhidos pela maioria nas urnas.

Outros dois municípios mineiros também tiveram candidatos com 100% dos votos válidos, mas os resultados estão definidos. Em Ibiracatu, no Norte de Minas, os 2.410 votos dados a um candidato foram indeferidos e não houve recurso, elegendo o adversário. Já em Água Comprida, no Triângulo Mineiro, um dos candidatos renunciou à candidatura, invalidando os votos recebidos e, automaticamente, elegendo o segundo colocado.

Segundo informou a assessoria de comunicação do TRE-MG, está previsto para esta terça-feira (4) o início da apreciação dos recursos que podem validar os chamados votos “sub judice”.

Confira os municípios que terão as eleições decididas no Tribunal Eleitoral:

Campo Azul, Ibiracatu e Guaraciama (Norte); Senhora dos Remédios e São José do Goiabal (Central); Araújos (Centro-Oeste); Vazante (Noroeste); Santana da Vargem (Sul), Santana do Manhuaçu, Pequeri e Leopoldina (Zona da Mata).

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!