Candidatura de Lula à Presidência é oficializada pelo PT e federação partidária

Petista oficializa candidatura hoje (21) (Reprodução/@lula + @ricardostuckert/Instagram)

O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou, em convenção na manhã desta quinta-feira (21), a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. A oficialização da candidatura se deu com o aval da federação partidária Brasil da Esperança – formada, além do PT, por PCdoB e PV – em um hotel em São Paulo.

O evento ocorreu rapidamente e sem muito alarde por parte das lideranças petistas e contou com apenas três deliberações. Na primeira, ficou aprovado o nome de Lula como candidato a presidente. Em seguida, foi aprovada a coligação dos partidos da federação com PSB, com a federação PSOL – Rede e com o Solidariedade. Por último, a convenção aprovou o nome de Geraldo Alckmin (PSB) como candidato a vice-presidente pela chapa.

Lula, que está em agenda em Pernambuco, não compareceu ao evento. É a sexta vez que ele disputará a Presidência da República, tendo sido eleito nos pleitos de 2002 e 2006.

Lula é o primeiro a se candidatar por uma Federação

A candidatura de Lula foi a segunda a ser oficializada, após apenas da do pedetista Ciro Gomes, ocorrida na última quarta-feira (20) e será a primeira a ser lançada por uma federação partidária.

Modalidade de aliança política introduzida em 2021, a federação partidária reúne partidos que passam a atuar de forma unificada em todos os níveis – federal, estadual e municipal.

A federação prevê que as siglas envolvidas atuem, na prática, como um só partido pelo período mínimo de quatro anos de duração. Isso vale para as eleições majoritárias e proporcionais e para a formação de bancadas e blocos parlamentares, após as eleições.

Se antes desses quatro anos houver o desligamento de um ou mais partidos integrantes da federação, ela poderá continuar em funcionamento, desde que permaneçam pelo menos dois partidos.

O partido que se desligar de uma federação fica proibido de ingressar em outra, de celebrar coligação nas duas eleições seguintes e de utilizar o fundo partidário até completar o prazo de quatro anos. 

Atualmente, existem três federações registradas no país: a Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, a Federação PSOL – Rede e a Federação PSDB – Cidadania. As duas primeiras apoiam a candidatura de Lula, enquanto a última sinaliza apoio a Simone Tebet (MDB).

Pedro Munhoz[email protected]

Editor de Política do BHAZ. Graduado em Direito pela Faculdade Milton Campos e em História pela UFMG, trabalhou como articulista de política no BHAZ entre 2012 e 2013. Atuou como assessor parlamentar desde 2016, com passagens pela Câmara dos Deputados, Câmara Municipal de Belo Horizonte e Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!