Ciro Gomes diz que fala de Lula sobre aborto é ‘estapafúrdia’ e manda recado ao petista

ciro gomes
Ciro Gomes lança candidatura và Presidência (Reprodução/@cirogomes/Instagram)

O pré-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) afirmou, neste domingo (10), que a fala de Lula (PT) em defesa da descriminalização do aborto foi “estapafúrdia”. Em sabatina na Brazil Conference, o ex-governador do Ceará apontou os perigos de debater sobre as pautas de costume condenadas pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL), visto que a divisão “esquerda e direita” pode facilitar a reeleição do mandatário.

“O nosso povo é de esquerda e de direita numa dubiedade absolutamente coerente na cabeça do nosso povo”, começou Ciro. “Se você racionalizar o debate com Bolsonaro, Bolsonaro não se elege a nada. Mas se eu trocar o universo onde o debate vai acontecer sem falar de emprego, salário, decência, respeito aos direitos humanos, respeito à democracia, pra ser ‘kit gay’, mamadeira de p*roca, tudo que o Bolsonaro inventou […] Caem como um patinho”, opinou o político.

Ciro Gomes condenou a declaração do oponente Lula, que defendeu a legalização do aborto como questão de saúde pública na última terça-feira (5). Em evento, o petista destacou os riscos envolvidos em abortos clandestinos e observou que mulheres pobres morrem tentando abortar, enquanto “madames” podem escolher uma clínica boa em qualquer canto do mundo, sem consequências fatais.

“Que que o Lula tinha que ter dado uma declaração estapafúrdia como aquela de que todo mundo tem direito a fazer aborto? Que coisa mais simplória pra um assunto tão grave e tão complexo. Qual o poder que Lula tem, sendo presidente por 14 anos, ou mandando na Presidência do Brasil, que não resolveu essa questão? Porque ela é insolúvel”, disparou o pedetista.

Recado ao ex-presidente Lula

Questionado sobre as chances de ser uma figura centralizadora caso vença as eleições, Ciro afirmou que não quer ser presidente do Brasil para ser “mais do mesmo”. Ele complementou, dizendo que vencerá junto com seu conjunto de ideias, saindo do “populismo sul-americano que só dá crise”.

“Lula, presta atenção. O Brasil está quebrado e, com essa promessa de uma memória afetiva de picanha e cerveja, você vai se arrebentar se for eleito”, alertou. O pré-candidato à presidência sinalizou que, se for o mais votado, fará uma “mudança profunda” na institucionalidade brasileira.

Confira as declarações de Ciro Gomes na íntegra:

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!