Críticas de Zema a deputados geram desconforto e líder do governo pede desculpas

falas zema desconforto almg
Líder do governo na Assembleia se desculpou após falas do governador (Reprodução/@romeuzemaoficial/Instagram)

Após falas polêmicas do governador Romeu Zema (NOVO) durante entrevista à Rádio Super Notícia na manhã de hoje (7), o líder do governo na ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), deputado Gustavo Valadares (PSDB), pediu desculpas aos colegas em nome do Executivo. Na entrevista, Zema fez duras críticas a deputados mineiros e chegou a dizer que eles “não levantam a bunda da cadeira”.

O governador falava sobre assuntos relacionados à Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) quando mencionou os deputados. “Parece que esses deputados não acompanham a vida da Cemig, nem saem da tribuna. Ontem, eu estive em Campos Altos, fui visitar um dos maiores produtores de café, me mostrou gerador (em sua fazenda), porque não tem energia elétrica da nossa empresa”, disse.

“E isso se repete em todo o estado. Esses deputados que nos criticam, que criticam o meu governo, não saem, não levantam a bunda da cadeira, estão totalmente alienados e desconectados do mundo real. O mundo real é de falta de energia, e nós estamos levando energia trifásica para todo produtor rural, porque o que nós temos em Minas Gerais na área rural é eletricidade de subsistência: dá para o produtor rural ver a novela, ligar a geladeira, mas não dá pra ligar uma máquina, não”, afirmou.

Deputados reagem

Logo após as falas do governador, os deputados da Assembleia mineira se manifestaram e afirmaram que faltou respeito por parte do Executivo. André Quintão (PT), classificou como “chulos” os termos usados por Zema ao se referir aos deputados.

“O engraçado é que ele criticou o fato de um agricultor que ele conheceu nesta viagem estar sem energia adequada há dois anos e meio e por isso ter que usar um gerador, como se isso fosse culpa da Assembleia. Ora, como governador, que ele vá ao presidente da Cemig e cobre providências”, afirmou o deputado.

Já o deputado Cássio Soares (PSD) disse que os termos usados por Zema foram “infelizes”. “Ele não deveria generalizar as críticas. Ele deve estar muito envolvido com suas práticas empresariais e pouco acompanhou a história dessa casa na construção de capítulos importantes para os mineiros”, defendeu.

O parlamentar criticou ainda o anúncio feito pelo governador de investimentos no estado ainda longe de se concretizarem e, paralelamente, a queda de investimentos na saúde em plena pandemia de Covid-19. “Os números dos gastos em saúde deste governo são lamentáveis”, concluiu.

‘Vou aconselhar que adote o silêncio’

Após as falas de Zema, o deputado Gustavo Valadares pediu desculpas e disse que aconselha que o governador adote o silêncio como o melhor caminho neste momento. “Não conversei com o governador após essa entrevista, mas é o líder do governo que agora pede desculpas aos 77 deputados desta casa e espero que o governador faça o mesmo”, disse o deputado.

“Com críticas e elogios se constrói a democracia, assim ajudamos a fazer um estado melhor. Mas vou aconselhar ao governador que adote o silêncio como o melhor caminho neste momento, para que possamos construir pontes e buscar alternativas para esta crise que está instalada em Minas Gerais”, afirmou.

Após a polêmica, o governador não se posicionou sobre o caso.

Não é o primeiro embate

Ainda no mês passado, a ALMG já havia entrado em impasse com o governador do estado. À época, a troca de alfinetadas girou em torno de um projeto de lei criado pelo governador, que prevê a aplicação de R$ 11,06 bilhões em investimentos no estado, como a construção de hospitais e estradas, entre outros projetos.

Porém, o projeto tem enfrentado obstáculos na ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais). O Governo de Minas, chegou a publicar nota queixando-se de que o PL, que busca destinar parte do dinheiro do acordo com a Vale, havia sido retirado da pauta de votação. Já a assembleia argumenta que o projeto continua sendo analisado pelos deputados (leia aqui).

 

Edição: Giovanna Fávero
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!