Bolsonarista Daniel Silveira recebe medalha concedida a personalidades que contribuem para a literatura

bolsonarista
Biblioteca Nacional concede medalha literária para Daniel Silveira (Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agencia Brasil)

O deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) vai receber da Biblioteca Nacional a medalha da Ordem do Mérito do Livro, concedida pela instituição para pessoas que contribuem com a literatura e com a cultura do livro. A informação foi dada inicialmente pela colunista Mônica Bergamo.

A cerimônia de entrega da homenagem acontecerá nesta sexta (1) às 15h30, na sede da instituição, no Rio de Janeiro. Em seu site oficial, a Biblioteca Nacional informou que o prédio da instituição estará fechado nesta sexta-feira “por motivos de força maior”.

A medalha já havia sido concedida a intelectuais e escritores como o poeta Carlos Drummond de Andrade e o sociólogo e o escritor Gilberto Freyre. Neste ano, a medalha será entregue, ao todo, para 200 personalidades por conta do Bicentenário da Independência. A lista dos contemplados, no entanto, não foi divulgada pela Biblioteca Nacional.

As personalidades premiadas forame escolhidas pelo presidente da Biblioteca Nacional, Luiz Carlos Ramiro Junior, cientista político que ocupa o cargo desde abril deste ano.

Daniel Silveira é ex-policial militar e foi eleito para o cargo de deputado federal pelo Rio de Janeiro em 2018. Antes das eleições, o deputado ganhou projeção ao quebrar, na companhia do então candidato a deputado estadual Rodrigo Amorim, uma placa que homenageava a vereadora Marielle Franco, assassinada em março de 2018.

Em abril deste ano, Silveira foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 8 anos e 9 meses de prisão por agressões verbais a ministros da Corte e por tentar impedir o livre exercício dos Poderes. No dia seguinte, o presidente da república, Jair Bolsonaro, publicou um indulto presidencial perdoando a pena do parlamentar.

Não consta de sua biografia no site oficial da Câmara dos Deputados que Daniel Silveira tenha publicado qualquer livro.

Pedro Munhoz[email protected]

Editor de Política do BHAZ. Graduado em Direito pela Faculdade Milton Campos e em História pela UFMG, trabalhou como articulista de política no BHAZ entre 2012 e 2013. Atuou como assessor parlamentar desde 2016, com passagens pela Câmara dos Deputados, Câmara Municipal de Belo Horizonte e Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!