Datafolha: Com 54% dos votos válidos, Lula venceria Bolsonaro no 1º turno

pesquisa eleitoral
Em um possível segundo turno, Lula tem 56% das intenções de voto contra 34% de Bolsonaro (Claudio Kbene/PT +Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Pesquisa do instituto Datafolha sobre as intenções de votos para a Presidência nas próximas eleições, divulgada nessa quinta-feira (26), aponta que, em cenário que considera apenas os votos válidos, o ex-presidente Lula (PT) venceria o presidente Jair Bolsonaro (PL) no 1º turno. Lula teria 54% contra 30% do atual chefe do Executivo. Os votos válidos excluem os brancos e nulos.

No cenário com 13 candidatos, incluindo votos brancos e nulos, Lula tem 48% das intenções de voto e Bolsonaro, 27%. Ciro Gomes (PDT) chega a 7% e André Janones (Avante) e Sime Tebet (MDB) marcam 2% cada um. Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) aparecem com 1% cada. Os outros candidatos não pontuaram.

Lula (PT): 48%
Jair Bolsonaro (PL): 27%
Ciro Gomes (PDT): 7%
André Janones (Avante): 2%
Simone Tebet (MDB): 2%
Pablo Marçal (Pros): 1%
Vera Lúcia (PSTU): 1%
Em branco/nulo/nenhum: 7%
Não sabe: 4%
Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Luciano Bivar (UB) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram.

Pesquisa espontânea

A pesquisa espontânea, que pode ser comparada com a anterior, indica crescimento de Lula, que passa de 30% em março para 38% nesta última. Bolsonaro tinha 23% em março e foi para 22%.

Lula (PT): 38% (30% em março)
Jair Bolsonaro (PL): 22% (23% em março)
Ciro Gomes (PDT): 2% (2% em março)
Simone Tebet (MDB): 1% (não foi considerada na pesquisa de março)
Outros candidatos: 3% (eram 5% em março)
Em branco/nulo/nenhum: 5% (eram 8% em março)
Não sabe: 29% (eram 32% em março)

Na pesquisa estimulada não é possível acompanhar a progressão dos candidatos, pois foram adotados cenários diferentes.

Rejeição

O levantamento também mediu a rejeição entre os presidenciáveis: 54% disseram que não votariam de jeito nenhum em Jair Bolsonaro (PL) para presidente da República; a rejeição a Lula (PT) é de 33%. Ciro tem 19%, General Santos Cruz, 11% e Vera Lúcia e Luciano Bivar, 10%.

O Datafolha ouviu 2.556 pessoas entre os dias 25 e 26 de maio em 181 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Comentários