Datafolha: Lula tem 18 pontos sobre Bolsonaro no 1º turno

lula bolsonaro
Lula segue na liderança com 47%, Bolsonaro tem 29% (Reprodução/@lulaoficial + @ricardostuckert/Instagram + Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Nova pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (28) aponta para estabilidade nas intenções de voto dos brasileiros, se comparada ao levantamento anterior.

Lula (PT) aparece com 47% dos votos, o mesmo percentual da pesquisa anterior, divulgada em junho. Bolsonaro (PL), que agora conta com 29% das intenções de voto, oscilou positivamente um ponto.

O percentual do terceiro colocado, Ciro Gomes, continua em 8%, o mesmo patamar verificado na pesquisa anterior, realizada nos dias 22 e 23 de junho. Os demais candidatos permanecem estagnados ao rés do chão, liderados pela emedebista Simone Tebet, que pontuou 2%.

Foram apresentados como candidatos: Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), André Janones (Avante), Simone Tebet (MDB), Luciano Bivar (União Brasil), Felipe D’Ávila (Novo), Eymael (DC), Pablo Marçal (Pros), General Santos Cruz (Podemos), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU).

O Datafolha ouviu 2.556 pessoas entre os dias 27 e 28 em 183 cidades brasileiras. A margem de erro da pesquisa, realizada nos dias 27 e 28 de julho, é de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo.

Este foi o primeiro levantamento do instituto desde a aprovação da PEC do Estado de Emergência, em 14 de julho, que permitiu ao governo Bolsonaro turbinar benefícios sociais no período eleitoral. A proposta prevê gastar R$ 41 bilhões para aumentar o Auxílio Brasil, aumenta o vale-gás e cria auxílios para caminhoneiros e taxistas até o fim do ano.

Não é, no entanto, possível aferir se a aprovação da PEC beneficia ou não o atual presidente. Os auxílios começam a ser pagos a partir de agosto.

Pedro Munhoz[email protected]

Editor de Política do BHAZ. Graduado em Direito pela Faculdade Milton Campos e em História pela UFMG, trabalhou como articulista de política no BHAZ entre 2012 e 2013. Atuou como assessor parlamentar desde 2016, com passagens pela Câmara dos Deputados, Câmara Municipal de Belo Horizonte e Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!