Datafolha: Lula lidera hipotético 1° turno em 2018 e Marina Silva venceria disputa presidencial

Reprodução/EBC

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria o primeiro turno das eleições presidenciais de 2018. Ao menos é o que aponta projeção do Datafolha, divulgada pelo jornal Folha de São Paulo, nesta segunda-feira (12), em que o petista aparece à frente em todos os prováveis cenários. No entanto, ainda conforme a pesquisa, a disputa seria decidida em segundo turno, com vitória da ex-senadora Marina Silva (Rede) (confira a íntegra do levantamento).

Apesar de o levantamento apontar para a derrota por nove pontos percentuais no segundo turno, o ex-presidente Lula cresceu na intenção de votos quando comparada à última pesquisa do Datafolha, divulgada em julho. No melhor cenário para o petista, ele contaria com 13 pontos percentuais à frente da segunda colocada. Numa projeção mais apertada, nove pontos percentuais o separaria da ex-senadora Marina Silva.

Já nos cenários em que Lula disputaria o segundo turno contra representantes do PSDB, o petista aparece com pequena vantagem numérica contra o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o chanceler José Serra ou o senador Aécio Neves. Entretanto, nesses cenários o quadro seria de empate técnico — pois a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais (para mais ou para menos).

Em uma das simulações para primeiro turno, o juiz federal Sérgio Moro, responsável por processos na operação Lava Jato também, foi lembrado pelos eleitores. Ele aparece numericamente empatado com Marina Silva no segundo lugar, com 11% — ficando atrás somente do Lula, com 24% das intenções.

Segundo turno

A ex-senadora Marina Silva (Rede) venceria o segundo turno das eleições presidenciais de 2018, conforme as simulações do Datafolha. Na disputa com Lula, ela venceria o pleito por nove pontos percentuais. Na simulação com o senador Aécio Neves, ela lideraria a disputa por 22 pontos percentuais.

Se o adversário fosse o chanceler José Serra (PSDB), Silva terminaria a disputa com 20 pontos percentuais à frente. Já na simulação com o adversário Geraldo Alckmin (PSDB), a vantagem seria ampliada para 23 pontos percentuais.

Rejeição

O Datafolha também ouviu os eleitores sobre o índice de rejeição dos protagonistas do cenário político atual em relação ao primeiro turno das próximas eleições.

O presidente Michel Temer (PMDB) aparece na liderança, com 45% do índice de reprovação. Na sequência, aparece Lula (44%) e Aécio Neves (30%). O juiz Sérgio Moro aparece com 9% no índice de rejeição.

A pesquisa de intenção de votos do Instituto Datafolha foi realizada nos dias 7 e 8 de dezembro com 2.828 eleitores.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!