Datafolha: Lula tem 19 pontos de vantagem sobre Bolsonaro

lula bolsonaro
Lula segue na liderança com 47%, Bolsonaro tem 29% (Reprodução/@lulaoficial + @ricardostuckert/Instagram + Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (23) aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança da corrida presidencial, com 47% das intenções de voto. O atual presidente  Jair Bolsonaro (PL) continua na segunda colocação, com 28%.

A pesquisa foi divulgada apenas um dia após a prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro. Ele foi solto hoje , após o desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, acolher pedido da defesa de Ribeiro em habeas corpus.

O Datafolha ouviu, ontem e hoje, 2.556 eleitores em 181 municípios de todas as regiões do país. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-09088/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e para menos, e o índice de confiança é de 95%.

No último levantamento do instituto, divulgado em 26 de maio, Lula apresentava 48% das intenções de voto contra 27% de Jair Bolsonaro, ou seja, o candidato oscilou um ponto para baixo dentro da margem de erro e Jair Bolsonaro, por sua vez, oscilou um ponto para cima.

Na terceira colocação, Ciro Gomes (PDT), que tinha 7% dos votos no levantamento anterior, oscilou um ponto para cima.

André Janones (Avante) aparece na pesquisa com 2%, mantendo a mesma pontuação do levantamento anterior e é seguido por Simone Tebet (MDB) e Vera Lucia (PSTU), ambas com 1% das intenções de voto. Os demais candidatos não pontuaram.

Votos válidos

De acordo com o levantamento, se as eleições fossem hoje, Lula teria 53% dos votos válidos contra 32% de Jair Bolsonaro. O petista, portanto, venceria as eleições no 1º turno.

Espontânea

A pesquisa espontânea mostra crescimento de Bolsonaro com relação ao último levantamento: ele passou de 22% para 25%. Lula segue líder, tendo oscilado de 38% para 37%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Edição: Roberth Costa
Pedro Munhoz[email protected]

Editor de Política do BHAZ. Graduado em Direito pela Faculdade Milton Campos e em História pela UFMG, trabalhou como articulista de política no BHAZ entre 2012 e 2013. Atuou como assessor parlamentar desde 2016, com passagens pela Câmara dos Deputados, Câmara Municipal de Belo Horizonte e Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!