Delegado diz que Lula não será preso no sindicato e questiona rapidez no processo

Moro e Lula: mais um um round de uma longa batalha

A Polícia Federal (PF) não poderá entrar na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo, para cumprir o mandado de prisão contra o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT). A informação foi dada pelo presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Antônio de Araújo na tarde desta sexta-feira (6), em frente à sede da PF de Curitiba.

De acordo com o delegado, a forma como o mandado de prisão será cumprido está sendo negociada entre os advogados de defesa de Lula e a Polícia Federal.

O motivo pelo qual a prisão não poderá acontecer é que o sindicato foi apontado em alguns processos como um dos domicílios do petista. “Está no Código de Processo Penal; não se pode cumprir mandados em geral, de busca e de prisão, dentro de domicílio. Isso é ilegal”, afirmou.

Outro ponto destacado pelo delegado foi a rapidez com que o mandado de prisão foi expedido pelo juiz federal Sergio Moro. “Mesmo com todos os ritos tendo sido seguidos, nós vimos alguma celeridade no procedimento padrão que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região vinha adotando. Foi a única surpresa para nós, mas todo o rito processual foi seguido”, afirmou.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!