A deputada federal bolsonarista Júlia Zanatta (PL-SC) disse que vai acionar a Justiça contra o jornalista Chico Pinheiro por uma publicação que associa a parlamentar ao nazismo. Para a deputada, ele está tentando impedir seu mandato.
Na última sexta-feira (19), Chico Pinheiro publicou no Twitter imagens de Júlia Zanatta usando uma coroa de flores durante o discurso que o ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) fez contra a cassação de seu mandato.
“Ah, ‘Soninha Toda Pura’…Quão meiga é a deputada Júlia Zanatta, na foto ao lado de Deltan Dallagnol, com sua tiara de flores! Mas é ‘Dog whistle’ para seus parceiros nazis”, escreveu o jornalista, em referência à política de apito de cachorro, uma metáfora para um “sinal secreto” que indica um posicionamento radical para pessoas que compartilham daquela ideologia.
“Essa ‘coroa’ era usada por crianças e mocinhas na Alemanha, homenageando o führer [Adolf Hitler]. Merece ser cassada!”, completou Chico Pinheiro na publicação.
No sábado (20), a deputada reagiu e disse que vai processar Chico Pinheiro. “O ‘jornalista’ Chico Pinheiro responderá na Justiça por tudo o que escreveu de mim. Ele está claramente tentando me perseguir, humilhar e impedir o livre exercício do meu mandato”, escreveu no Twitter.
“A Câmara dos Deputados em 2021 mudou o Código Eleitoral e acrescentou isso aqui ó, Chico”, completou, citando o artigo Art. 326-B do código, que criminaliza o assédio, contrangimento, humilhação, perseguição ou ameaça contra candidatas ou detentoras de mandato eletivo.
O jornalista ainda reagiu à publicação de Júlia Zanatta: “no Estado Democrático de Direito, as armas que a senhora exibe não valem nada. É lamentável vê-las nas mãos de quem ocupa lugar no parlamento”, escreveu Chico, publicando fotos da deputada segurando armas de fogo.
Já neste domingo (21), a parlamentar voltou a falar sobre o assunto. “Sabe o que irrita ele? Uma mulher eleita democraticamente e LIVRE para defender que o cidadão brasileiro possa ter sua legítima defesa garantida. Sabe quem desarmou o povo? Todos os ditadores e facínoras da história mundial”, escreveu.