Deputada bolsonarista promete processar Chico Pinheiro após ser associada ao nazismo

Júlia Zanatta e Chico Pinheiro
Jornalista disse que coroa de flores seria alusão a Hitler (Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados + Reprodução/TV Globo)

A deputada federal bolsonarista Júlia Zanatta (PL-SC) disse que vai acionar a Justiça contra o jornalista Chico Pinheiro por uma publicação que associa a parlamentar ao nazismo. Para a deputada, ele está tentando impedir seu mandato.

Na última sexta-feira (19), Chico Pinheiro publicou no Twitter imagens de Júlia Zanatta usando uma coroa de flores durante o discurso que o ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) fez contra a cassação de seu mandato.

“Ah, ‘Soninha Toda Pura’…Quão meiga é a deputada Júlia Zanatta, na foto ao lado de Deltan Dallagnol, com sua tiara de flores! Mas é ‘Dog whistle’ para seus parceiros nazis”, escreveu o jornalista, em referência à política de apito de cachorro, uma metáfora para um “sinal secreto” que indica um posicionamento radical para pessoas que compartilham daquela ideologia.

“Essa ‘coroa’ era usada por crianças e mocinhas na Alemanha, homenageando o führer [Adolf Hitler]. Merece ser cassada!”, completou Chico Pinheiro na publicação.

Tweet
Jornalista sugeriu associação de deputada ao nazismo (Reprodução/Twitter)

No sábado (20), a deputada reagiu e disse que vai processar Chico Pinheiro. “O ‘jornalista’ Chico Pinheiro responderá na Justiça por tudo o que escreveu de mim. Ele está claramente tentando me perseguir, humilhar e impedir o livre exercício do meu mandato”, escreveu no Twitter.

“A Câmara dos Deputados em 2021 mudou o Código Eleitoral e acrescentou isso aqui ó, Chico”, completou, citando o artigo Art. 326-B do código, que criminaliza o assédio, contrangimento, humilhação, perseguição ou ameaça contra candidatas ou detentoras de mandato eletivo.

O jornalista ainda reagiu à publicação de Júlia Zanatta: “no Estado Democrático de Direito, as armas que a senhora exibe não valem nada. É lamentável vê-las nas mãos de quem ocupa lugar no parlamento”, escreveu Chico, publicando fotos da deputada segurando armas de fogo.

Já neste domingo (21), a parlamentar voltou a falar sobre o assunto. “Sabe o que irrita ele? Uma mulher eleita democraticamente e LIVRE para defender que o cidadão brasileiro possa ter sua legítima defesa garantida. Sabe quem desarmou o povo? Todos os ditadores e facínoras da história mundial”, escreveu.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!