O deputado Luiz Tadeu Martins Leite (MDB) foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para o próximo biênio. Tadeuzinho representava a chapa única que concorria ao cargo e foi eleito por unanimidade, com 72 votos favoráveis e nenhum branco.
Tadeuzinho agradeceu a Deus, os colegas e o povo de Minas por mais uma oportunidade para conduzir a casa pelos próximos dois anos e destacou que a ALMG teve protagonismo em pautas importantes no Estado e até no país durante sua presidência.
“A parceria que nós temos com todos os 77 deputados é fundamental para que a gente consiga errar menos, construindo as pautas, discutindo com todos, com os blocos, com os parlamentares e, especialmente, fazendo o que é o nosso dever, de tentar melhorar a vida dos 21 milhões de mineiros no dia a dia. Então, essa é a responsabilidade que assumimos há dois anos atrás e vamos dar sequência nesses próximos dois anos”, ressaltou.
Segundo o presidente da ALMG, seu próximo mandato será marcado pelo compromisso de enfrentar com coragem os principais problemas de Minas Gerais.
A deputada Leninha (PT) também foi reeleita para o cargo de vice-presidente. Em nota enviada ao BHAZ, Leninha comemorou a reeleição. “Sou a primeira mulher a ocupar a 1ª Vice-Presidência da ALMG e a primeira a ser reeleita para esse cargo. Este feito simboliza a quebra de barreiras e o fortalecimento da presença das mulheres negras na política mineira”.
A deputada também falou sobre as expectativas para esse mandato. “Ao lado dos meus colegas deputados e deputadas, seguirei exercendo minha função com o mesmo empenho, seriedade e respeito com os quais tenho conduzido minha trajetória política. Defendo a importância de Legislativo transparente, atuante e que trabalhe incansavelmente pelo desenvolvimento social e econômico de Minas Gerais”.
As votações ocorreram durante Reunião Especial de Plenário, que ocorreu durante a manhã desta quarta-feira (4), para eleger a nova Mesa Diretora que comandará o Poder Legislativo no período de 2025 a 2027.
Houve uma única uma única alteração na composição da Mesa Diretora em relação ao ano passado: o deputado Gustavo Santana (PL) no lugar de Antonio Carlos Arantes (PL), no cargo de 1º-secretário.
Confira todos os membros eleitos da chapa única encabeçada por Leite:
- Tadeu Leite (MDB)
- 1º-vice-presidenta Leninha (PT)
- 2º-vice-presidente Duarte Bechir (PSD)
- 3º-vice-presidente Betinho Coelho (PV)
- 1º-secretário Gustavo Santana (PL)
- 2º-secretário Alencar da Silveira Jr. (PDT)
- 3º-secretário João Vítor Xavier (Cidadania)