Pesquisar
Close this search box.

Dia Internacional pelo Fim da Violência Contra as Mulheres em BH será marcado por ato na Praça Sete e cine debate

25/11/2024 às 13h51 - Atualizado em 25/11/2024 às 13h52
Praça Sete é ponto turístico de Belo Horizonte
(Divulgação/Qu4rto Studio/Acervo Belotur)

Nesta segunda-feira, dia 25 de novembro, é celebrado o Dia Internacional pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. Para lembrar a data, o 8 de Março Unificado RMBH, movimento de mulheres da Região Metropolitana de Belo Horizonte, e o frente Legaliza-MG, promovem uma intervenção na Praça Sete, às 18h, seguida de um cine debate, na sede do Cellos MG, com exibição do documentário “Verde-Esperanzza”. O ato faz parte da campanha internacional ’21 dias de ativismo’, que promove mobilizações diversas por todo o país.

Somando ao ato nacional convocado pela Frente Nacional Contra a Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto, também acontecerá uma mobilização para participação da audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais sobre feminicídio, às 14 horas. A mobilização nacional acontece para pressionar contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 164/2012, conhecida como PEC do Fim da Vida, que voltou a tramitar na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. 

Se aprovada, a medida alteraria profundamente a legislação atual, proibindo o aborto em todas as circunstâncias, incluindo os casos atualmente permitidos por lei, como estupro, anencefalia e risco à vida da gestante. A proposta também poderia impactar práticas de fertilização in vitro e restringir pesquisas com células-tronco embrionárias, utilizadas em estudos científicos voltados ao tratamento de diversas doenças. Especialistas e organizações da sociedade civil têm debatido os possíveis efeitos da medida, apontando implicações para os direitos reprodutivos, o avanço científico e a saúde pública.

21 dias de Ativismo

’21 dias de Ativismo’ é uma Campanha Internacional pelo Fim da Violência contra as Mulheres, a data estabelecida no Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe realizado em Bogotá, Colômbia, em 1981, em homenagem às irmãs Mirabal.

Las Mariposas, como eram conhecidas, as irmãs Mirabal – Patria, Minerva e Maria Teresa – foram brutalmente assassinadas pelo ditador Trujillo em 25 de novembro de 1960 na República Dominicana. Internacionalmente são 16 dias de ativismo entre 25/11 e
10/12, no Brasil a campanha começa no dia da Consciência Negra (20/11) e totaliza 21 dias.

A campanha é realizada em mais de 100 países, no período que abrange datas históricas marcantes na luta pelos direitos das mulheres.

Violência contra mulher no Brasil

A violência contra a mulher é uma realidade alarmante no Brasil. Dados mostram que 21% das mulheres já foram ameaçadas de morte por parceiros ou ex-parceiros, e 60% conhecem alguém que passou por essa situação. Esses números refletem a gravidade do problema, que afeta não apenas as vítimas diretas, mas também toda a sociedade, evidenciando a necessidade de políticas públicas eficazes e de conscientização para combater a violência de gênero.

Então se liga!

Dia Internacional pelo Fim da Violência Contra as Mulheres – 21 dias de ativismo

  • Data: 25/11 

Programação: 

Lavínia Fernandes

Aluna de Jornalismo na PUC Minas. Participou da publicação de um artigo em alfabetização midiática, pela Intercom. Foi estagiária de assessoria de comunicação na ALMG. Estagiária no BHAZ
[author_socials_links]

Lavínia Fernandes

Email: [email protected]

Aluna de Jornalismo na PUC Minas. Participou da publicação de um artigo em alfabetização midiática, pela Intercom. Foi estagiária de assessoria de comunicação na ALMG. Estagiária no BHAZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ