Duda Salabert desiste de candidatura ao Senado por discordar de possível aliança com ‘turma do Aécio Neves’

Duda Salabert
Vereadora espera que PDT apoie outro candidato na disputa pelo Governo de Minas (Karoline Barreto/CMBH)

A vereadora Duda Salabert (PDT), de Belo Horizonte, decidiu não se candidatar ao Senado neste ano. Em seu perfil no Facebook, neste sábado (30), ela contou que a desistência se deve a uma possível aliança entre o próprio partido e o PSDB, que definiu como “turma do Aécio Neves”.

No texto, Duda afirma que tomou a decisão mesmo sabendo que tem chance de vitória na disputa, como apontam pesquisas eleitorais. Ela contou que só aceitaria se candidatar se pudesse escolher a configuração da chapa majoritária do PDT, com nomes e partidos que comporiam a disputa para o Governo de Minas.

‘Turma do Aécio Neves’

A vereadora reforça que hoje, dia de convenção do PDT, existe a possibilidade de que a maioria do partido no estado escolha apoiar o candidato do PSDB ao Governo de Minas, Marcus Pestana.

“Só de haver esse risco, já é suficiente para eu retirar a possibilidade de disputar o Senado. Não quero e nem pretendo fazer parte de uma chapa para governado/Senado aliando-me com a turma do Aécio Neves”, escreveu a vereadora.

Duda Salabert diz esperar que a sigla lance um nome próprio à disputa pelo Senado, além de apoiar um candidato “do campo progressista e popular” ao governo estadual. Ela ainda agradece o apoio de eleitores que a encorajavam a se candidatar ao cargo.

“Sei, contudo, que a disputa mais importante é pela justiça social . E dessa disputa nunca me esquivarei. Sei também que a principal luta se trava e se constrói nas ruas, local de onde nunca tirarei meus pés e meu coração”, finaliza.

Duda Salabert é a vereadora mais votada da história de Belo Horizonte. Ela recebeu 37.613 votos nas eleições de 2020, ultrapassando o recorde que antes era de Áurea Carolina (PSOL), eleita vereadora em 2016 com 17.420 votos.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!