Eleições 2020: Os partidos têm importância na política?

parlamentares Câmara dos Deputados
Por meio dos partidos políticos que parlamentares são eleitos (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Atualmente o Brasil tem 33 partidos políticos registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A lista pode aumentar, já que outras legendas estão em procedimentos para conseguir a oficialização. Um deles é o Aliança pelo Brasil. Partido idealizado pelo presidente Jair Bolsonaro após deixar o PSL (Partido Social Liberal). Diante de tantas legendas existentes e de outras que estão por vir, fica a pergunta: os partidos têm importância na política?

O cientista político Felipe Nunes, em entrevista ao BHAZ, é enfático: “Os partidos continuam tendo relevância muito forte”. Os partidos têm importância na política, segundo o estudioso, pois desempenham duas funções, conforme explica. “Primeiramente é de organizar as campanhas, as disputas políticas. São eles que dão cara a este emaranhado de candidatos que se apresentam”, conforme explica.

Os partidos têm importância na política?

“Tão importante como são nas eleições, os partidos são essenciais no governo, uma vez que são eles que dão base política no Congresso Nacional [Câmara dos Deputados e Senado], Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais. Os partidos têm importância na política pois dão sustentação nas decisões tomadas. Por isso que cada legenda tem o líder partidário, por exemplo”, explica.

Por que tanto partido?

A existência de mais de 30 partidos no Brasil se dá, na visão de Nunes, pela relevância da organização e pela autonomia que a legenda concede a quem a cria, dessa forma a razão para tantos partidos. “Conseguir organizar e criar um partido não só dá muito poder como também relevância na política. Além disso, quem cria e fecha partidos são os políticos que agem conforme incentivos institucionais”.

Outro ponto destacado é que ao criarem partidos, os políticos visam, conforme explica o cientista político, a “construção dos próprios feudos locais”. “Ao ter o próprio partido eles querem ter autonomia sobre quem entra ou não na legenda e tem tempo de TV, por exemplo. O sistema eleitoral no Brasil conduz o eleitor a fragmentar voto, dessa forma aparecem tantos partidos”, conclui.

Quais são?

Veja a lista de todos os partidos registrados no TSE e os respectivos números:

PartidoNúmero
MDB 15
PTB 14
PDT 12
PT 13
DEM 25
PCdoB 65
PSB 40
PSDB 45
PTC 36
PSC 20
PMN 33
Cidadania 23
PV 43
Avante 70
PP 11
PSTU 16
PCB 21
PRTB 28
DC 27
PCO29
Podemos 19
PSL17
Republicanos 10
PSOL 50
PL 22
PSD 55
Patriota 51
PROS 90
Solidariedade 77
Novo 30
Rede 18
PMB 35
UP 80
Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!