Em 1º turno, Assembleia de Minas Gerais aprova isenção de ICMS para armas

ALMG aprova isenção de ICMS para armas em 1º turno
Projeto aprovado pela Assembleia de Minas agora vai para a sanção do governador (Reprodução/Sarah Torres /ALMG)

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta terça-feira (18), em 1º turno, o PL 3126/2021, que institui a isenção do ICMS para caçadores, atiradores desportivos e colecionadores na aquisição de armas de fogo, munições, equipamentos e apetrechos.

O Projeto é de autoria do deputado Coronel Sandro (PL), que é apoiador do Presidente Jair Bolsonaro (PL). Na Comissão de Segurança Pública, do deputado João Leite (PSDB), que propôs a ampliação do benefício. Segundo a versão do PL apresentado por Leite, o benefício passaria a valer também para membros da Polícia Legislativa, advogados, vigilantes privados e caminhoneiros autônomos.

Além de ampliar o público classificado como “profissional de risco”, ou seja, aqueles que poderiam comprar armas com isenção de imposto, o deputado tucano também propôs a redução do limite de compra de cinco para duas armas por pessoa. Segundo João Leite, a limitação serviria para adequar a legislação estadual à federal.

O projeto segue para votação em segundo turno no Plenário da Assembleia e depois para sanção ou veto do governador Romeu Zema (Novo).

Pedro Munhoz[email protected]

Editor de Política do BHAZ. Graduado em Direito pela Faculdade Milton Campos e em História pela UFMG, trabalhou como articulista de política no BHAZ entre 2012 e 2013. Atuou como assessor parlamentar desde 2016, com passagens pela Câmara dos Deputados, Câmara Municipal de Belo Horizonte e Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!