Ex-ministro da Educação diz que Bolsonaro ‘se perdeu e é chantageado pelo centrão’

Bolsonaro Weintraub
Weintraub não poupou críticas ao atual presidente (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Abraham Weintraub, ex-ministro da Educação, criticou o presidente Jair Bolsonaro (PL) durante live feita ontem (24) em suas redes sociais. Mesmo com os ataques, o político afirmou que votará no atual presidente. Ele disse que Bolsonaro “mudou” durante o governo e acredita que o chefe do Executivo está sofrendo chantagem.

“Bolsonaro foi sequestrado e acho que está sendo chantageado por esse pessoal [centrão] com ameaças de prisão, como eu fui. Como eu não fiquei com medo foram atrás dos meus filhos, podem ter ido atrás da família dele. E ele não está totalmente isento de culpa”, afirmou o ex-ministro da Educação.

Weintraub ainda disse ser pessimista em relação a Bolsonaro. O político falou que “quem anda com bandido ou vira bandido ou vira estraçalhado”.

O ex-ministro disse quem, por falta de opções, votará em Bolsonaro nas próximas eleições. “Nunca disse que vou votar no Lula ou em outro candidato se não o presidente Bolsonaro, mas falo que agora é por falta de alternativa, ele virou um personagem”, disparou.

O político também afirmou que ele e a família estão “engasgados” e “apanhando calados” para não atrapalhar a reeleição do atual presidente. Contudo, as falas de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) dessa sexta (22) foram o “estopim” para que Weintraub respondesse, de acordo com o que disse na transmissão.

Eduardo Bolsonaro x Abraham Weintraub

O deputado federal Eduardo Bolsnaro fez uma postagem, na última sexta-feira (22), chamando Weintraub e o irmão, Arthur Weintraub, de “filhos de uma p*ta”. O ex-ministro, por sua vez, rebateu dizendo que aguarda o filho de Jair Bolsonaro (PL) “procurá-lo após ofender sua falecida mãe”.

Eduardo Bolsonaro ficou irritado com o conteúdo de uma outra live feita pelos irmãos Weintraub, em que eles criticaram o decreto de indulto individual concedido ao deputado federal Daniel Silveira (PTB) pelo presidente da República.

“A gente está [na] guerra e o cara me falando em precedente, como se nunca um corrupto tivesse recebido indulto e agora o instrumento tenha sido utilizado para seu fim: soltar um inocente. E quem fala são os irmãos que saíram do país para se livrar desta perseguição. São uns filhos de uma p*ta! Desculpa, mas não há outra palavra”, disse o deputado federal nas redes sociais.

A resposta de Abraham Weintraub veio nesse sábado (23), também através da rede social. “Aguardo o @BolsonaroSP me procurar, após ofender minha falecida mãe. Quer conversar em particular? Debater em público? Falar pessoalmente? Cedo ou tarde irei te encontrar (isso não é ameaça de violência física) e você não vai gostar”.

Weintraub adicionou: “1) Minha falecida mãe era médica, mulher honesta. Sua mãe, dona Rogéria, é decente e honesta. 2) Somos favoráveis à liberdade do Daniel. Veja a fala inteira. Cortaram na maldade, como fizeram na minha fala sobre ‘votar no Lula’. 3) Tarcísio foi ao RodaViva e à Lide/Dória. Eu não!”.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!