Gilmar Mendes adia depoimento de Aécio Neves sobre Furnas

Geraldo Magela/Agência Senado

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), decidiu suspender um depoimento que seria prestado pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG) à Polícia Federal, em Brasília. Relator de inquérito contra o tucano, Mendes acatou a pedido da defesa, que solicitou acesso a depoimentos de outras testemunhas ouvidas no caso. A informação foi publicada nesta quarta-feira (26) pelo site G1.

Em junho de 2016, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, havia encaminhado ao STF um pedido para retomada das investigações contra o senador Aécio Neves sobre a suspeita de corrupção em Furnas — uma das principais subsidiárias da Eletrobras em Minas Gerais.

Esse encaminhamento da PGR (Procuradoria-Geral da República) ocorreu após depoimento do doleiro Alberto Youssef à Polícia Federal em que afirmou que Aécio Neves, quando governador de Minas, dividia uma das diretorias de Furnas com o ex-deputado José Janene (PP-PR).

Suspensão

Em despacho assinado nessa terça-feira, o ministro Gilmar Mendes descartou alegação da Polícia Federal de que a oitiva do senador faria parte de uma única diligência policial ainda em andamento. Contudo, ele acabou aceitando argumento apresentado pela defesa do tucano, de que o senador só prestaria o depoimento caso tivesse acesso ao teor das investigações.

“A diligência em andamento que pode autorizar a negativa de acesso aos autos é apenas a colheita de provas cujo sigilo é imprescindível. O argumento da diligência em andamento não autoriza a ocultação de provas para surpreender o investigado em seu interrogatório”, escreveu o ministro no despacho.

O parlamentar, por sua vez, já se manifestou que é o “maior interessado” na apuração das denúncias. Desde que, entretanto, tenha conhecimento do que está sendo alegado contra ele.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!