1 x 1: Lula tem primeiro voto favorável; Gilmar Mendes critica ‘imprensa opressora’

Durante a leitura do voto, ministros fizeram aparte na fala de Gilmar

Dando continuidade ao julgamento do pedido de habeas corpus do ex-presidente Lula, o ministro Gilmar Mendes votou a favor do pedido da defesa do petista. Ele foi o segundo a ler o voto e pediu para antecipá-lo pois está com viagem marcada para Portugal às 19h desta quarta-feira (4).

Gilmar Mendes afirmou que o debate da prisão em 2ª Instância é necessário e que é perfeitamente possível rever a jurisprudência em Plenário com habeas corpus. Ele ainda citou o princípio da presunção de inocência.

As manifestações no país não afetaram o voto do ministro que afirmou que seria “demagogia barata” basear a decisão no sentimento vindo das ruas.

O magistrado fez uma crítica à imprensa e a considerou “a mais opressiva nos últimos anos”. Críticas foram feitas ao Jornal Nacional e a Folha de São Paulo.

Ele ainda disse do clima de intolerância que o país vive e afirmou que ela é fruto do PT. “Creio que devemos muito à intolerância praticada pelo PT ao longo dos últimos anos. Esse partido tem uma grande chance de fazer um pedido de desculpa pública”, disse.

Sobre a Justiça Criminal, Gilmar disse que “ela é muito falha” e citou pessoas presas em calabouços. “Encontrei pessoas que estão presas em calabouços há 12 ou 14 meses em calabouços. Conheço esse sistema pelo lado do sistema para os pobres, não para os ricos”, afirmou.

Os ministros Marco Aurélio, Carmem Lúcia e Ricardo Lewandowski pediram aparte durante a fala de Gilmar dizendo sobre processos julgados anteriormente e a jurisprudência que foram geradas por eles.

A sessão está suspensa por 30 minutos.

Julgamento nos trending topics

O julgamento que já estava dominando os noticiários nas últimas semanas, também foi para as redes sociais. Fato comprovado no Twitter onde a #LulaLivre está sendo um dos assuntos mais comentados entre internautas do país. Veja algumas publicações favoráveis ao petista:

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!