Gleisi convida MDB para participar de transição do governo Lula

Gleisi oficializa convite ao MDB para transição de governo (Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados)

Gleisi Hoffman, presidente do PT, formalizou nesta terça-feira (8) o convite para que o MDB participe da transição de governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A petista anunciou o convite ao lado do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi. Eles haviam se reunido nesta manhã na Câmara dos Deputados.

“Gostaríamos muito que o MDB participasse desse conselho político do governo de transição para a gente discutir as questões programáticas, o que vem pela frente, as dificuldades que podemos ter”, disse Gleisi Hoffmann.

O líder do MDB afirmou que o convite será discutido com líderes da legenda, mas que vê “espírito colaborativo” no partido.

“É uma decisão que não vou tomar sozinho. O MDB tem muitos líderes. Vou conversar com cada um deles. Mas posso adiantar que vejo no partido um espírito colaborativo”, afirmou o emedebista. Rossi destacou, ainda, que deve ter a resposta até amanhã (9).

No segundo turno das eleições presidenciais, o MDB ficou neutro. Entretanto, a candidata do partido à Presidência, senadora Simone Tebet, participou ativamente da campanha de Lula.

Transição

A presidente do PT disse, ainda, que os trabalhos da equipe de transição do governo Lula devem começar nesta semana. Além disso, disse que espera não encontrar dificuldades junto ao atual governo.

“O Brasil precisa de um processo de transição tranquilo. Espero que aquilo que o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, nos disse na reunião com Geraldo Alckmin, se cumpra, que é a disposição do governo de colaborar. Essa semana vamos sentir isso na prática”.

A deputada confirmou que Lula chega a Brasília na noite desta terça-feira.

Em Brasília, o presidente eleito deve se encontrar com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.

Edição: Pedro Rocha Franco
Pedro Munhoz[email protected]

Editor de Política do BHAZ. Graduado em Direito pela Faculdade Milton Campos e em História pela UFMG, trabalhou como articulista de política no BHAZ entre 2012 e 2013. Atuou como assessor parlamentar desde 2016, com passagens pela Câmara dos Deputados, Câmara Municipal de Belo Horizonte e Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!