Homem que ameaçou Lula e ministros do STF é preso em BH

Ivan Boa Pinto foi preso por ameaçar Lula e ministros do STF (reprodução/redes sociais)

A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (22), em Belo Horizonte, Ivan Rejane Fonte Boa Pinto. Ele é acusado de ter publicado, nas redes sociais, vídeos em que faz ameaças contra o ex-presidente Lula (PT), a presidenta do PT Gleisi Hoffmann e ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). 

O mandado de prisão foi decretado nesta quarta-feira (20) pelo ministro do STF Alexandre de Moraes. O ministro também expediu um mandado de busca e apreensão na residência de Boa Pinto. Além disso, determinou o envio de ofício para as redes sociais solicitando o bloqueio dos perfis de Ivan. 

O pedido da prisão partiu da Polícia Federal, que avaliou existir risco de Ivan promover “ações violentas” contra os ameaçados. A PF, considerou, ainda, a possibilidade dos vídeos acabarem por influenciar terceiros.

Em sua decisão, Moraes conclui que “[as apurações] revelam que Ivan Rejane Fonte Boa Pinto utiliza suas redes sociais e aplicativos de mensagens para propagar e arregimentar pessoas para seu intento criminoso”.

O ministro ainda descreve, em sua decisão, os motivos que o levaram a decretar a prisão de Ivan: “No ano de 2022, em vídeos produzidos em local não identificado e difundidos por aplicativos de comunicação e pela rede mundial de computadores, o homem tenta abolir o estado democrático de direito ao propor a destituição dos ministros do Supremo Tribunal Federal e sua expulsão do país, com isso impedindo o exercício desse órgão do Poder Judiciário, ameaçando reunir pessoas voltadas a um mesmo propósito de ‘caçar’ os ministros do STF Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Rosa Weber ‘pendurá-los de cabeça para baixo”.

Quem é Ivan Boa Pinto

Identificado nas redes sociais como “Terapeuta Ivan” ou “Terapeuta Papo Reto”, Ivan é simpatizante do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ele se define como um “terapeuta especialista em distúrbios comportamentais que levam a obsessão e compulsão: drogas, álcool, tabaco, compras, comida, sexo, jogo e codependencia”.

Boa Pinto foi candidato a vereador em 2020 com o nome de “Ivan Papo Reto” em Belo Horizonte pelo PSL, conseguindo 189 votos.

Pedro Munhoz[email protected]

Editor de Política do BHAZ. Graduado em Direito pela Faculdade Milton Campos e em História pela UFMG, trabalhou como articulista de política no BHAZ entre 2012 e 2013. Atuou como assessor parlamentar desde 2016, com passagens pela Câmara dos Deputados, Câmara Municipal de Belo Horizonte e Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!