Recebimento do pedido de impeachment contra Pimentel é anulado

Líder do governo, Durval Ângelo (PT), apontou nulidades no recebimento do ato

Formalismos desrespeitados no processo de recebimento do pedido de impeachment do governador Fernando Pimentel, pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na última quinta-feira (26), causaram hoje a anulação do ato. Questões de ordens foram apresentadas nesta quarta-feira (2) na Reunião Ordinária de Plenário, pelos deputados petistas Durval Ângelo, líder do governo; e Rogério Correia, 1º-secretário da Casa, que aprovou a anulação do recebimento.

O deputado Durval Ângelo alegou que a denúncia não está fundamentada em “requisitos jurídicos mínimos do crime de responsabilidade”. Por isso, na sua avaliação, o ato deve ser tornado nulo por violar princípios como o do devido processo legal e da ampla defesa, bem como a jurisprudência dos tribunais superiores e o Regimento Interno da ALMG.

O pedido de impeachment foi apresentado pelo advogado Mariel Márley Marra. A denúncia considera crime de responsabilidade do governador o atraso nos repasses financeiros aos poderes Legislativo e Judiciário, além de atrasos nos repasses de recursos do Estado para os municípios.

O líder do Governo também considera que a validação do ato jurídico sobre outro Poder só ocorrerá se esse ato for realizado pelo presidente do Poder, e não por quem ocupe provisoriamente a Presidência. O que ocorreu na última quinta-feira (26) não atendeu a esse requisito, na sua opinião, pois o pedido foi recebido e lido pelo 1º-vice-presidente, e não pelo presidente da Assembleia, deputado Adalclever Lopes (MDB).

A oposição reagiu, mas demonstrou tranquilidade. O líder da Minoria, deputado Gustavo Valadares (PSDB), disse que a oposição recebeu com naturalidade o pedido feito pelos parlamentares da base governista. “O PT está tendo uma relação conflituosa com seu principal aliado, ficando praticamente isolado e sentindo-se pressionado e, por isso, tem que reagir de alguma forma”, declarou, referindo-se à aliança entre com o PMDB.

 

 

 

 

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!