Kalil é pressionado por vereadores a revogar aumento de passagem de ônibus

Divino Advincula/PBH

A nova composição da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário da CMBH (Câmara Municipal de Belo Horizonte) se manifestou contrária ao aumento do preço das passagens de ônibus anunciada pela BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte) no ano passado. Para firmar esse posicionamento, os membros do colegiado assinaram nesta segunda-feira (6) requerimento pedindo pela revogação imediata da medida. O documento será encaminhado ao prefeito Alexandre Kalil (PHS).

Vice-presidente da comissão, o vereador Elvis Cortês (PSD) espera que o prefeito siga o exemplo da administração municipal de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, que decidiu, na semana passada, pela redução do preço das passagens para os antigos R$ 3,70 — valor praticado antes do aumento de 9% anunciado em dezembro.

“Foi a primeira atitude da comissão e sabemos que o preço da passagem está alto em BH. Contagem já baixou esse preço e outras cidades também seguirão. Então, a nossa iniciativa é de pedir ao prefeito que revogue esse aumento, independentemente de ter sido decretado no mandato passado”, disse ao Bhaz. 

Requerimento da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário da CMBH pede pela revogação de reajuste do transporte público (Reprodução/Vereador Jair Di Gregório)

Cortês adiantou ainda que esse mesmo documento será entregue ao vice-prefeito Paulo Lamac (REDE) como forma de cobrar um posicionamento mais célere por parte da administração municipal.

“Amanhã mesmo terei uma reunião com o secretário de Governo [o vice-prefeito Paulo Lamac] e vou entregar uma cópia na mão dele para conseguirmos dar mais agilidade no trâmite desse pedido”.

Rafael Aguiar/CMBH

Além de Cortês, assinaram o pedido o presidente da comissão, vereador Carlos Henrique (PMN), e os vereadores Jair Di Gregório (PP) e Wesley Autoescola (PHS).

CDL-BH

A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) também pediu pela revogação no aumento tarifário do transporte municipal ao prefeito Alexandre Kalil. A entidade apresentou um ofício ao chefe do Executivo em 19 de janeiro último.

Levantamento elaborado pela CDL-BH prevê um aumento de gasto mensal aos empresários da capital de R$ 15 milhões com vale transporte em decorrência do reajuste de 9% no valor das passagens de ônibus.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!