Kalil revela que corte de 2,8 mil cargos foi feito sem critério e inicia readmissão de comissionados na PBH

Reprodução/Flickr

Um dia após anunciar o corte de 2,8 mil cargos comissionados da Prefeitura de Belo Horizonte, o novo prefeito Alexandre Kalil (PHS) voltou atrás e iniciou a readmissão de servidores.

Nota divulgada pela assessoria da PBH reconhece que as exonerações publicadas na edição de segunda-feira (2) do Diário Oficial do Município foram feitas sem “nenhum critério” e admite que novas readmissões serão feitas “a conta gotas” — nos termos do gestor municipal — a partir desta semana.

“Estamos levantando os números com responsabilidade. Alguns podem voltar aos cargos. É mais fácil voltar a conta-gotas do que tirar a conta-gotas”, declarou Kalil, em nota encaminhada ao Bhaz.

Readmissões

Entre as quase 3 mil exonerações assinadas no primeiro dia de mandato do prefeito Kalil, estavam membros da equipe da segurança do chefe do Executivo. Em ato publicado na edição desta terça-feira (3) do Diário Oficial do Município, o novo gestor voltou atrás e readmitiu os servidores comissionados. Entre eles, estão duas oficiais de gabinete e seis assessores de segurança.

Readmissões publicadas no Diário Oficial do Município alexandre kalil
Readmissões publicadas no Diário Oficial do Município desta terça-feira (3)

Diversos órgãos da administração municipal foram afetados com a redução de pessoal publicada ontem (2) no Diário Oficial do Município. Entre os órgãos que sofreram redução nos quadros de servidores estão a Fundação Municipal de Cultura, a Fundação de Parques Municipais, a Superintendência de Limpeza Urbana e a Superintendência de Desenvolvimento da Capital.

Exonerações publicadas no Diário Oficial do Município belo horizonte
Exonerações publicadas no Diário Oficial do Município de segunda-feira (2)

Houve cortes ainda na Guarda Municipal, na Procuradoria-Geral do Município, na Ouvidoria e na Coordenadoria de Juventude.

Conforme informações da PBH, a redução de cargos comissionados representa uma prévia da proposta de reforma administrativa que deverá ser enviada à Câmara Municipal de Belo Horizonte neste semestre.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!