Lohanna França, deputada eleita pelo PV em Minas, recebe ameaças de suposto e-mail de Cleitinho

lohanna frança
E-mail foi assinado por Cleitinho Azevedo, eleito senador por Minas (Reprodução/@lohannafranca/Instagram)

Atualização às 12:07 do dia 12/10/2022 : Texto atualizado para incluir o posicionamento da assessoria de imprensa de Lohanna França

A Polícia Civil investiga uma denúncia de ameaças contra a vereadora de Divinópolis e deputada estadual eleita pelo PV, Lohanna França.

Ela recebeu as ofensas no domingo (9), e a mensagem partiu do mesmo endereço de e-mail do senador eleito por Minas Gerais, Cleitinho Azevedo (PSC), que nega qualquer participação no crime. Lohanna também diz acreditar que um terceiro usou o nome de Cleitinho para ameaçá-la.

Nessa terça-feira (11), a vereadora usou o Instagram para compartilhar o ocorrido. Ela publicou uma foto com o boletim de ocorrência e mostrar o e-mail na íntegra. O remetente, que assina como Cleitinho, se refere a ela com diversos xingamentos misóginos.

Além disso, o responsável chama eleitores do ex-presidente Lula (PT) de “animais nordestinos de cabeça chata, nojentos, travecos”. O texto ainda diz que, caso o presidente Jair Bolsonaro (PL) seja reeleito, vai “propor uma reforma política” e aplicar um golpe.

Leia abaixo na íntegra:

Clima de ódio na política

Lohana destacou na publicação não acreditar que Cleitinho seja o responsável pelo e-mail.

“Pode acontecer algo comigo, com qualquer um dos citados no e-mail ou com alguém que sequer foi citado – sabemos que o clima de ódio que tomou conta da política se volta a várias e vários de nós”, escreveu.

Ao BHAZ, a assessoria de Lohanna França ressalta que “em momento algum falamos que o e-mail foi enviado pelo Cleitinho, inclusive não acreditamos nisso”. No entanto, por se tratar de um endereço de e-mail oficial contendo ameaças, a investigação segue a cargo da Polícia Civil (leia abaixo na íntegra).

Por meio de nota, a Polícia Civil afirma que instaurou um procedimento investigativo na Delegacia Especializada em Investigação de Crime Cibernético, em Belo Horizonte, “e os trabalhos seguem para completa elucidação dos fatos”.

O que diz a assessoria de Cleitinho?

Ao BHAZ, a assessoria de Cleitinho Azevedo afirma que não vai se posicionar sobre o caso. No entanto, rebate as acusações e chama atenção para o fato de que a própria Lohanna negou participação do parlamentar nas ameaças.

À reportagem, o assessor defende que Cleitinho não teria motivos para fazer esse tipo de ataque, visto que foi eleito senador e já está em outra esfera política. A equipe dele diz que buscará as medidas legais cabíveis contra a exposição.

Nota da Polícia Civil na íntegra

“A Polícia Civil está com a investigação em curso apurando possível prática de ameaças virtuais, com base nos fatos narrados pela da vítima em ocorrência registrada nesta tarde (11/10).

Um procedimento investigativo foi instaurado na Delegacia Especializada em Investigação de Crime Cibernético, em Belo Horizonte, e os trabalhos seguem para completa elucidação dos fatos. Tão logo as apurações avancem, a imprensa será comunicada.”

Nota da assessoria de Lohanna França na íntegra

“Lohanna faz boletim de ocorrência após ameaça de morte

A Deputada eleita Lohanna (PV) registrou na tarde desta terça-feira (11/10) um boletim de ocorrência após ameaças recebidas por e-mail.

No texto, o autor responsável pelo e-mail se refere a vereadora como “vagabun** e desgraça**”, afirmando que os seus dias estão contados e que ela conhecerá o verdadeiro terror.

O e-mail foi enviado pelo mesmo remetente usado nas páginas oficiais do senador eleito Cleitinho, e se referiu aos eleitores do Lula como “animais nordestinos de cabeça chata, nojentos, travecos” e “sub-raça de burros comedores de rapadura com farinha”.

Lohanna afirma não acreditar que a ameaça tenha sido redigida pelo senador eleito, mas pede que o mesmo se retrate de forma pública, já que a ofensa foi feita através de um canal de contato oficial do senador.

Precisamos reforçar que em momento algum falamos que o e-mail foi enviado pelo Cleitinho, inclusive não acreditamos nisso. Porém, por ter sido usado um e-mail oficial e por se tratar de uma ameaça, é importante investigar, papel que já foi destinado a polícia.”

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!