Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro e aparece com 45% das intenções de voto, diz pesquisa FSB/BTG

lula bolsonaro pesquisa
Lula segue com 12 pontos de vantagem em relação a Bolsonaro (Antonio Cruz + Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 45% das intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro (PL) aparece com 34% na disputa pela Presidência da República. A pesquisa BTG Pactual, feita pelo Instituto FSB, foi divulgada hoje (15).

Bolsonaro aparece estável em relação à última pesquisa, mantendo os 34%. Lula teve um crescimento de quatro pontos percentuais desde o último levantamento, no dia 8.

Influência de Janones

De acordo com o Instituto FSB, o aumento na porcentagem do petista foi influenciado pela desistência de André Janones (Avante), que tinha 2% das intenções de voto. O político retirou sua candidatura e anunciou apoio a Lula.

Os números da pesquisa são de um cenário estimulado, que é quando uma lista de candidatos é apresentada aos eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O levantamento foi realizado entre 12 e 14 de agosto.

Ciro também cresce

Ciro Gomes (PDT) cresceu um ponto percentual, e agora aparece com 8% das intenções de voto. Simone Tebet (MDB) teve queda de um ponto, e agora figura com 2%.

Os outros candidatos não pontuaram. São eles: Felipe D’Ávila, Soraya Thronicke, José Maria Eymael, Vera Lúcia, Sofia Manzano e Leonardo Péricles. Ainda segundo a pesquisa, 5% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhuma das opções, 1% votariam branco ou nulo, e 2% não sabem ou não responderam.

O levantamento ouviu 2 mil eleitores, via telefone. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-00603/2022.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!