Lula lidera com 43% e Bolsonaro tem 26% das intenções de voto no 1° turno, aponta Datafolha

Lula e Bolsonaro
Em todas as simulações de segundo turno, o atual presidente avançou (Ricardo Stuckert + Isac Nóbrega/PR)

As intenções de voto para as eleições presidenciais de 2022 seguem polarizadas entre as figuras de Lula e Bolsonaro. De acordo com pesquisa divulgada pelo Datafolha nesta quinta-feira (24), o ex-presidente lidera a disputa com 43% das intenções, enquanto o atual mandatário tem 26% das pretensões.

O ex-juiz Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) aparecem empatados com 8% e 6% respectivamente, já que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O levantamento consultou 2.556 eleitores em 181 cidades de todo o país, nessa terça (22) e quarta-feira (23). A nova pesquisa apresenta cenários distintos aos da consulta anterior, de dezembro, retirando nomes que saíram da disputa. Naquela pesquisa, o ex-presidente Lula (PT) oscilava de 47% a 48%, e Bolsonaro, de 21% a 22%.

Cenários

Conforme o Datafolha, em todas as simulações de segundo turno, o atual presidente avançou. Ele chegou oito pontos mais perto de Lula, com 55% a 34%. A rejeição de Bolsonaro ainda caiu cinco pontos, apesar de continuar alta, com 55%.

O instituto delimitou quatro cenários para a pesquisa: o primeiro não conta com Eduardo Leite (PSDB), o segundo não conta com João Doria (PSDB), o terceiro não inclui nem Leite nem Simone Tebet (MDB) e o quarto exclui Leite e Doria.

Cenário 1
Primeiro cenário não inclui Eduardo Leite (Reprodução/Datafolha)

Os resultados foram semelhantes em todos os cenários. Na primeira hipótese, Lula tem 43%, Bolsonaro, 26%, Moro, 8% e Ciro, 6%. Eles são seguidos por Simone Tebet, Vera Lúcia (PSTU) e Felipe D’Ávila (Novo), todos com 1%.

Léo Péricles, pré-candidato pela UP, não pontuou, e os votos brancos e nulos somam 8%. Por fim, 2% dos consultados pelo Datafolha não souberam responder.

A pesquisa ainda mostra que o ex-presidente Lula segue liderando na região Nordeste, com 55% das intenções de voto em três das quatro simulações realizadas. Já Bolsonaro tem melhor desempenho no Sul (33%) e no Norte/Centro-Oeste (30%), apesar de ainda assim perder do petista nas projeções.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!