Lula quer ‘construir aliança política’ com Kalil e aguarda momento oportuno: ‘Via de duas mãos’

lula entrevista itatiaia
Em entrevista, Lula falou sobre uma possível aliança política com Kalil (Reprodução/Itatiaia)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer conversar com o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), para uma possível aliança. Ele fez a afirmação durante entrevista à Itatiaia, na qual o político diz que a conversa deve acontecer após o prefeito deixar o atual cargo para disputar o governo de Minas Gerais.

“Eu pretendo conversar com o Kalil, mas com todo respeito constitucional. Estou esperando ver se ele será candidato, e ele tem que se afastar da prefeitura. Quando ele se afastar da prefeitura, aí sim eu pretendo conversar com o Kalil, e estabelecer a possibilidade de construir uma aliança política”, disse Lula logo no início da entrevista.

‘Conversar no momento certo’

Lula foi perguntado se o PT faria exigência de lançar um senador numa possível aliança com o PSD do prefeito Alexandre Kalil. O político disse que é “notório que o PT quer ter o Reginaldo [Lopes] como candidato ao Senado”. Lula afirma que o deputado já provou ter votos para concorrer. “Obviamente, que nós vamos sentar pra conversar com o PSD, vamos sentar para conversar com o Kalil no momento certo. Mas eu posso te dizer que o Reginaldo é o nosso candidato ao Senado”.

Ainda durante a entrevista, o ex-presidente elogiou Kalil e disse que a possível aliança seria boa para ambas as partes. “Seria presunção de minha parte dizer que o Kalil só ganha com apoio do PT. Uma política de alianças é uma via de duas mãos. Se nos juntarmos ao Kalil, vamos ajudar o Kalil, mas certamente o Kalil vai nos ajudar. Senão, não precisávamos estar juntos”.

Kalil elogia Lula e critica Bolsonaro

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi, para ele, “uma grande decepção”, além de opinar sobre o ex-presidente Lula e o político Ciro Gomes com elogios, conforme perfil publicado em junho do ano passado pela revista piauí (leia a reportagem completa aqui).

“Ele foi para mim uma grande decepção. Não acreditava que cabia no mundo de hoje um radicalismo tão grande”, afirmou sobre o atual presidente. Na última semana, Kalil comentou um possível encontro com Bolsonaro e garantiu: “Se quiser conversar com o prefeito, será muito bem-vindo à prefeitura, e eu irei humildemente ao lugar que o presidente da República marcar”.

Kalil ainda comentou sobre o ex-presidente. “Quando ele foi eleito, eu esperava radicalismo. E não veio. Lula fez um governo de centro. Até por isso, acreditei que o Bolsonaro também não seria radical. Hoje acho que o Lula está sofrido, está cansado. Ele é um homem encantador, muito carismático. Eu o conheci num jantar em casa de amigos comuns”, disse o prefeito de BH sobre Lula.

Edição: Roberth Costa
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!