Lula toma posse no Congresso para mandato até 2027

lula posse
Lula discursa durante cerimônia de posse (Reprodução/TV Brasil/YouTube)

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou posse como novo presidente do Brasil, neste domingo (1º). Ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), e de suas respectivas esposas, desfilaram para o público no Rolls-Royce presidencial pela Esplanada dos Ministérios.

O trajeto tem cerca de 1,5 km, durou cerca de 10 minutos e foi acompanhado por milhares de apoiadores no local. Visivelmente emocionado, o novo presidente do Brasil acenou para as pessoas e sorriu ao lado de Janja da Silva, Geraldo Alckmin e Lu Alckmin.

Por volta das 14h40, os quatro desceram do carro em frente ao Congresso Nacional e subiram a rampa do Planalto em um tapete vermelho. Eles foram recebidos pelos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Empossado

Lula assinou termo de posse e agora assume a Presidência da República pela terceira vez. O presidente quebrou o protocolo e assinou o termo de posse com caneta que ganhou de apoiador em 1989.

Em discurso após ser empossado, o político disse que “foi a democracia a grande vitoriosa nessa eleição”. Ele ainda disse que “hoje a mensagem é de esperança e reconstrução”.

Festival do Futuro

O dia será de muita festa na Esplanada dos Ministérios com o “Festival do Futuro”, que contará com presença de artistas consagrados como Geraldo Azevedo, Johnny Hooker, Pabllo Vittar e Baianasystem.

Nas redes sociais, o presidente anunciou a programação completa da posse. E não são só atrações musicais, o evento também contará com uma feira gastronômica especial, espetáculos e exposição de arte.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!