Marcio Lacerda critica aliança entre PSB e PT: “Recebi comunicado com indignação, revolta e desprezo”

marcio lacerda

O ex-prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), divulgou carta no início da noite desta quarta-feira (1º) se dizendo indignado, perplexo e revoltado com a comunicação recebida do presidente do partido, Carlos Siqueira, sobre o alinhamento do PSB com o Partido dos Trabalhadores (PT). O arranjo entre as legendas resulta, no Estado mineiro, em um apoio de Lacerda à candidatura do atual governador, Fernando Pimentel.

“Na tarde de hoje fui surpreendido pelo meu partido, o PSB, que a direção nacional do partido tomou a decisão política de alinhamento com o PT em Minas Gerais. A mim foi oferecida, como alternativa à candidatura ao governo do Estado, a candidatura ao Senado em uma composição com o Partido dos Trabalhadores, sugestão com a qual prontamente discordei. Recebi esta comunicação com indignação, perplexidade, revolta e desprezo”, disse Lacerda na carta.

O ex-prefeito de Belo Horizonte escreveu também: “Sou um cidadão que vem tentando contribuir ao longo da minha vida para tentar tornar o mundo um lugar melhor. Mesmo quando interesses que não estão a serviço para o melhor da população, das cidades, estados e País, não podemos perder a esperança. O povo mineiro nunca perdeu a esperança e continuará tendo em mim um cidadão, como você, que acredita que uma mudança profunda precisa acontecer. Eu acredito. E é possível”.

Segundo o PT informou ao Bhaz, o acordo fechado nesta quarta-feira (1º) terá o resultado inverso em outro Estado – Pernambuco. A vereadora petista Marília Arraes desistirá da candidatura ao governo local para apoiar o atual governador Paulo Câmara, que concorre à reeleição pelo PSB. “O grande articulador político deste acordo é o governador Fernando Pimentel, que negociou nacionalmente esta aliança”, diz trecho da nota petista (leia na íntegra abaixo).

Apesar do diretório estadual do PT cravar a desistência de Lacerda para apoiar Pimentel, a assessoria do socialista afirmou ser contrária à decisão. A convenção do PSB ocorre neste sábado (4), em um hotel, na região da Savassi, em Belo Horizonte.

Nota do PT na íntegra:

O Partido dos Trabalhadores, por meio de resolução do Diretório Nacional de dezembro de 2017, decidiu conferir prioridade absoluta à candidatura do companheiro Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República.

A primazia do projeto nacional nas eleições de 2018 foi reiterada em sucessivas resoluções do Diretório Nacional e da Comissão Executiva Nacional, orientando e vinculando a este projeto as alianças nos estados.

Com o objetivo de fortalecer a unidade do campo popular em torno da candidatura Lula, e na perspectiva de construir as condições políticas para que uma aliança progressista governe o país a partir de janeiro de 2019, a direção do PT desenvolveu intenso diálogo com outros partidos, prioritariamente PSB e PCdoB, com os quais temos vínculos históricos.

PSB e PCdoB estão entre os cinco partidos que assinaram conosco, por meio das fundações partidárias, o manifesto programático Unidade para Reconstruir o Brasil.

Nestas eleições, já estamos juntos na Bahia, Acre, Ceará e Maranhão, e trabalhando para constituir alianças no maior número possível de estados.

O PT entende que a unidade do campo popular é necessária para superarmos a profunda crise do país, reverter a agenda do golpe e retomar o projeto de desenvolvimento com inclusão, onde o povo e os trabalhadores voltem a ser o centro das ações de governo.

Nessa perspectiva, o PT decide incorporar-se às campanhas em que esses aliados históricos disputam governos estaduais, criando as condições para ampliar nacionalmente o apoio à candidatura Lula.

Diante disso, a Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores, com base no Artigo 159 do Estatuto do PT e cumprindo as resoluções do Diretório Nacional sobre a candidatura do companheiro Lula à Presidência da República, resolve, como diretriz estabelecida por esta instância:

Apoiar, nos estados do Amazonas, Amapá, Paraíba e Pernambuco, os candidatos a governador do PSB, assim como já apoiamos a candidatura do PCdoB no Maranhão;

Formalizar este apoio por meio da integração do PT às respectivas coligações majoritárias;

Formalizar o convite ao PROS para integrar a coligação nacional em torno da candidatura Lula.

Nota do PSB na íntegra:

O presidente do PSB MG, João Marcos Grossi Lobo Martins, informa que após entendimentos das Direções Nacionais do PSB e do PT, houve determinação de apoio à candidatura ao governo do Partido dos trabalhadores em Minas Gerais. A Direção Estadual do PSB tem entendimento contrário a essa decisão.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!