Alexandre de Moraes reativa perfis de Nikolas Ferreira e de outros bolsonaristas

nikolas ferreira
Publicações em que o parlamentar deslegitima o resultado das urnas seguem apagadas *Reprodução/@nikolas_dm/Twitter)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, determinou a reativação das contas em redes sociais do vereador de Belo Horizonte e deputado federal eleito, Nikolas Ferreira (PL-MG).

Perfil de Nikolas no Twitter foi reativado na noite desta quinta-feira (8) após um mês de suspensão. A conta dele no Instagram, no entanto, segue retida.

Além o parlamentar, outros apoiadores do presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL), como os deputados Gustavo Gayer (PL-GO), Major Vitor Hugo (PL-GO) e Marcel Van Hattem (Novo-RS), voltaram a ter acesso aos seus perfis por determinação de Moraes.

No Twitter, onde tem quase dois milhões de seguidores, Nikolas Ferreira disse que não vai comemorar a decisão. Publicações em que o parlamentar deslegitima o resultado das urnas seguem apagadas e, caso ele volte a questioná-lo publicamente, deverá pagar uma multa de R$ 20 mil.

“Depois de um mês silenciado, meu Twitter retorna. Um passo importante, mas longe de ser uma vitória. Comemorar o quê, afinal? Um parlamentar receber o direito de…falar? Ainda somos reféns e temos a nossa liberdade de expressão tolhida”, lamentou ele.

Parlamentar usou as redes para desabafar sobre punição (Reprodução/Twitter)

Punição contra fake news

Nikolas Ferreira teve as contas no Twitter e no Instagram suspensas no início de novembro após publicar informações falsas contestando o resultado das eleições. Segundo ele, a determinação foi do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Na ocasião, ele foi ao Instagram, que ainda estava ativo, para compartilhar um e-mail que recebeu da rede social informando sobre a suspensão do perfil. A suspensão ocorreu após Nikolas compartilhar publicações de um argentino contestando o resultado nas urnas com argumentos falsos.

“Nós estamos aqui para lhe informar que a sua conta no Twitter é objeto de ordem judicial que determinou a sua suspensão integral, no âmbito da Petição Cível, em trâmite no Tribunal Superior Eleitoral. Nós não podemos fornecer informações adicionais sobre o processo, nem dar conselho legal, mas você pode entrar em contato com um advogado para esse fim”, dizia a mensagem.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!