Moro se filia ao Podemos, alfineta Bolsonaro e promete fim do ‘mensalão, petrolão e rachadinha’

moro-filiação-podemos
Evento de filiação de Moro ao Podemos apresentou ex-juiz como possível candidato à presidência (Reprodução/YouTube)

O ex-juiz Sergio Moro oficializou sua filiação ao Podemos na manhã desta quarta-feira (10), em evento realizado em Brasília (DF). O início de Moro na vida política acontece pouco menos de um ano para as eleições de 2022. O ex-juiz não informou qual cargo irá disputar, mas o evento do partido o anunciou como “futuro presidente da República”. Após o discurso do político, um ativista bolsonarista atirou moedas e chamou Moro de “traidor”.

Em sua fala de oficialização como membro do Podemos, Sergio Moro apresentou o discurso de combate à corrupção e alfinetou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). “Combater a corrupção não é um projeto de vingança, ou de punição. É um projeto de justiça na forma da lei”, disse o ex-juiz.

“É impedir que as estruturas de poder sejam capturadas e, dessa forma, viabilizar as reformas necessárias para melhorar a vida das pessoas. Chega de corrupção, chega de mensalão, chega de rachadinha, chega de orçamento secreto”, decretou Moro, sendo ovacionado por sua fala.

Moro defende liberdade de imprensa

O político ainda acrescentou: “No fim, chega de querer levar vantagem em tudo, e de enganar o povo brasileiro”. Sergio Moro também falou sobre liberdade de imprensa: “Chega de ofender ou intimidar jornalistas. Os jornalistas são essenciais para o bom funcionamento da democracia”.

“Eles agem como vigilantes de malfeitos dos detentores de poder. A liberdade de imprensa deve ser ampla, jamais devemos estimular agressões. Jamais devemos propor o controle sobre a imprensa, social ou qualquer que seja o nome com que se queira disfarçar censura ou controle de conteúdo. Isso vale para mim e para qualquer pessoa que quiser me apoiar”, afirmou.

Sergio disse que nunca teve a ambição de concorrer à presidência, mas que se for preciso do nome dele para o cargo, ele estará “sempre à disposição do Brasil”. Moro garantiu: “Nunca fugirei dessa luta, embora saiba que será difícil”.

Político apresenta seus objetivos

“Todos nós sabemos que teremos que nos unir em um momento para uma tarefa maior do que cada uma das pessoas envolvidas”, apontou. O ex-juiz disse que a união precisa ser feita em torno de um projeto que tenha linhas de defesa que para ele são “essenciais”:

“Combater a corrupção como um meio de viabilizar as reformas, erradicar a pobreza, diminuir as igualdades, controlar a inflação, preservar a responsabilidade fiscal, fomentar o emprego e o desenvolvimento sustentável. Prover serviços de saúde, educação e segurança de qualidade. Proteger a família, cultivar as liberdades e o respeito com o próximo e com o diferente”.

Bolsonarista joga moedas em Moro

Durante o evento de filiação de Sergio Moro, o ativista bolsonarista Joaquim Gomes atirou moedas no presidenciável. “Moro, aqui são moedas para o traidor”, gritou o manifestante. Os seguranças retiraram o homem do local, que saiu chamando o ex-juiz de “traidor”. Assista ao momento:

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!