PDT oficializa candidatura de Ciro Gomes à Presidência

ciro gomes
Ciro Gomes lança candidatura và Presidência (Reprodução/@cirogomes/Instagram)

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) oficializou a candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República nesta quarta-feira (20). Não há, até o momento, anúncio de candidato a vice na chapa pedetista.

O calendário das eleições estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determina o período entre 20 de julho e 5 de agosto para que as convenções partidárias oficializem as candidaturas.

Ciro Gomes foi o primeiro a ter a candidatura confirmada. A campanha afirma que a decisão pela primeira data do calendário para a oficialização busca “aproveitar ao máximo o período eleitoral”.

Ciro é ex-ministro da Fazenda e ex-governador do Ceará. Esta será sua quarta disputa ao Palácio do Planalto. Nas últimas três tentativas, nos anos de 1998, 2002 e 2018, o candidato do PDT nunca conseguiu ir para o segundo turno. Seu melhor resultado foi nas eleições de 2018, quando terminou o pleito com cerca de 13,3 milhões de votos, em terceiro lugar.

A campanha eleitoral se inicia, oficialmente, em 16 de agosto.

Outras convenções partidárias já estão marcadas

Na quinta-feira (21), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será confirmado como candidato do partido à Presidência, com Geraldo Alckmin (PSB) como vice.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) vai formalizar sua candidatura no domingo (24), em evento no Rio de Janeiro.

Também no dia 24 o pré-candidato pelo Avante, André Janones, deve oficializar a sua candidatura em Belo Horizonte. O MDB de Simone Tebet, por sua vez, optou por realizar a sua convenção em formato virtual na próxima quarta-feira (27).

Os demais partidos devem definir seus candidatos até o dia 5 de agosto, que é data limite imposta pelo calendário eleitoral para a decisão.

Pedro Munhoz[email protected]

Editor de Política do BHAZ. Graduado em Direito pela Faculdade Milton Campos e em História pela UFMG, trabalhou como articulista de política no BHAZ entre 2012 e 2013. Atuou como assessor parlamentar desde 2016, com passagens pela Câmara dos Deputados, Câmara Municipal de Belo Horizonte e Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!