PEC que pedia cobrança de mensalidades em universidades públicas é retirada de pauta

pec 206
A tramitação foi suspensa após acordo entre líderes da Câmara dos Deputados (Amanda Dias/BHAZ)

A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 206/2019, que previa o pagamento de mensalidades em universidades públicas, foi retirada de tramitação nesta terça-feira (31) após acordo entre líderes da Câmara dos Deputados. A informação foi anunciada pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara, deputado Arthur Oliveira Maia (União-BA).

Na última semana, estudantes de todo o país se uniram na tentativa de barrar o avanço da proposta, de autoria do deputado General Peternelli (PSL-SP). No Twitter, a hashtag #PEC206nao chegou a ser o assunto mais comentado do Brasil e ganhou a aderência de vários artistas e figuras públicas, como Anitta, Juliette e Jessilane, do BBB 22 (veja aqui).

Com a decisão, também foram retirados de pauta os requerimentos que pediam a realização de audiências públicas para discutir o tema. O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) foi um dos parlamentares que comemoraram o acordo. “As universidades públicas são financiadas com impostos dos cidadãos brasileiros, não são meramente gratuitas”, pontuou ele.

Já o relator, deputado Kim Kataguiri (União-SP), afirmou que o dinheiro da mensalidade seria utilizado para financiar os estudantes pobres. “É para auxiliar o estudante que precisa do transporte gratuito para chegar à universidade, que precisa do subsídio do bandejão para conseguir comer, como eu precisei”, declarou o parlamentar.

Entenda a proposta

PEC 206/19 propõe que as universidades públicas deverão cobrar mensalidades dos alunos. O texto prevê que a gratuidade seja mantida apenas para estudantes comprovadamente carentes, definidos por comissão de avaliação da própria universidade.

O deputado General Peternelli (PSL-SP), autor da PEC, argumenta que a medida ajudaria a combater a desigualdade social nos ambientes universitários. “O gasto público nessas universidades é desigual e favorece os mais ricos. Não seria correto que toda a sociedade financie o estudo de jovens de classes mais altas”, diz um trecho da proposta.

O valor a ser cobrado nas mensalidades “poderia ser a média dos valores cobrados pelas universidades particulares da região e o valor mínimo seria 50% dessa média” e os recursos “devem ser geridos para o próprio custeio garantindo-se a gratuidade àqueles que não tiverem recursos suficientes”, explica Peternelli.

Com Câmara dos Deputados

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!