Convenção do PT oficializa candidaturas de Pimentel à reeleição e Dilma ao Senado

Diante de cerca de duas mil pessoas, segundo a organização da convenção do Partido dos Trabalhadores (PT), o atual governador Fernando Pimentel oficializou sua candidatura à reeleição ao lado de Dilma Rousseff, que irá concorrer ao Senado. O evento aconteceu na manhã deste domingo na Quadra do Vilarinho, na região de Venda Nova.

Durante a convenção Pimentel e Dilma discursaram e, ambos, atacaram a chapa tucana que tem como candidato ao governo Antonio Anastasia. Além disso, Dilma também fez críticas a Aécio Neves, seu rival político nas eleições de 2014 e que agora irá concorrer à Câmara.

Dilma disse em seu discurso que Minas será responsável por decidir as eleições no país, relembrando o último pleito de 2014, quando ela derrotou Aécio no Estado.

“Vamos lutar dia a dia para eleger Lula presidente, Pimentel governador e Dilma senadora. Estamos em busca, nessa eleição pelo resgate da democracia”, disse a ex-presidente. Confira na íntegra:

Já Pimentel, voltou a criticar a construção da Cidade Administrativa, feita na gestão do PSDB. Segundo ele, o prédio serve para “demonstrar a arrogância tucana”. Veja:

 

Indefinições

Mesmo com a convenção, o PT ainda tem indefinições na chapa sobre quem será o segundo nome do partido ao Senado. Além disso, o partido segue ainda sem um candidato a vice para Pimentel. Com isso, a cúpula petista irá se reunir ainda hoje para formalizar a coligação junto à Justiça Eleitoral, ainda neste domingo, último dia do prazo.

Fontes do partido indicam que um dos nomes cotados seja a da deputada Jô Moraes (PCdoB), tanto para o cargo de vice, quanto para a segunda vaga ao Senado. Inclusive, durante sua fala, a presidente do PT em Minas, Cida de Jesus, agradeceu à deputada pelo apoio e disse que ela será companheira de chapa.

Uma coligação com o MDB também é discutida, enquanto que, o partido já conta com o acordo com o PSB, que culminou na retirada da candidatura de Marcio Lacerda, que já declarou não apoiar Pimentel, tampouco aceitar concorrer na chapa petista.

Entretanto, até o dia 15 de agosto, data limite para registro dos candidatos, as negociações devem ganhar novos capítulos.

 

Carta de Lula

A convenção do partido também contou com a participação do ex-presidente Lula. O petista, que está preso na sede da Polícia Federal (PF) em Curitiba, enviou uma carta para declarar seu apoio aos companheiros de legenda. O evento aconteceu na Quadra do Vilarinho, em Venda Nova.

No texto, ele diz que o PT é alvo de perseguição. Lula afirma que Dilma e Pimentel são “vítimas da traição e da perseguição política”. O ex-presidente ainda fez duras críticas ao PSDB mineiro, em especial ao senador Aécio Neves. Além disso, ressaltou que o partido tenta esconder o político para evitar desgastes.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!